InEvent e Transformação Digital crescem com a demanda por levar networking e conteúdo presencial para a internet, diante da pandemia de Covid-19
O mercado de eventos é um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Diversas atrações, como o festival americano de entretenimento e inovação SXSW, foram canceladas com o avanço no número de infectados.
Mas onde há crise, há também oportunidade. As startups InEvent e Transformação Digital, com soluções para levar networking e conteúdo para a internet, veem um aumento de demanda e retraçam seus planos para 2020.
InEvent: networking pela internet
A InEvent foi criada há cinco anos pelos empreendedores Mauricio Giorgano, Pedro Góes e Vinícius Neris como uma plataforma de inteligência para eventos e marketing. Por meio da startup, as empresas podem conferir orçamento, fornecedores, métricas dos seus eventos corporativos e contatos dos seus convidados. É um passo após as plataformas para vender ingressos.
A InEvent já atendeu 470 médias e grandes empresas, como Amazon, Coca-Cola e Embraer. Desde cedo a startup se internacionalizou, incluindo uma aceleração na Y Combinator (Vale do Silício, Estados Unidos). Hoje, a InEvent está em 37 países. Quatro em cada dez clientes são de fora do Brasil.
O empreendimento olha para o mercado de transmissão online de eventos desde 2018. A InEvent estava desenvolvendo uma solução chamada Lobby Virtual com previsão para abril deste ano, mas a pandemia antecipou o cronograma.
O Lobby Virtual permite criar múltiplas salas públicas e privadas online. O objetivo não é apenas transmitir conteúdo, mas proporcionar reuniões de networking entre os participantes do evento online. Os usuários podem ver os perfis e convidar para reuniões em outras salas virtuais.
“Podemos entregar métricas como quanto tempo uma reunião foi vista e quantos engajamentos entre usuários aconteceram. A principal demanda dos nossos cliente está no networking“, diz Neris. “Em um streaming comum, você só ouve palestras e participa da sessão de perguntas e respostas. Nós focamos nos momentos de contato pessoal, com reuniões um a um”, completa Góes.
O Lobby Virtual começou sua versão beta em 20 de março, primeiro para clientes selecionados e coleta de feedbacks. Nesta semana, fará seu primeiro evento público pela nova solução. A InEvent realizou 35% mais conversas com clientes nos primeiros 10 dias do Lobby Virtual, em comparação com os 10 dias anteriores.
Até 28 de maio, a startup está oferecendo o Lobby Virtual gratuitamente a países mais afetados pelo Covid-19. Estados Unidos e França são exemplos. O Brasil ainda não está nessa lista, mas é possível testar o Lobby Virtual gratuitamente por 30 dias. Ao todo, mais de 100 empresas de oito países já pediram testes da plataforma de eventos online.
A InEvent está trabalhando com suas empresas clientes para trazer outras soluções e para melhorar a experiência nos celulares. O foco está em eventos online no primeiro semestre deste ano. Já o segundo semestre deve ter uma retomada progressiva dos eventos presenciais, projeta Neris. A InEvent espera dobrar de tamanho em 2020, mesma proporção vista nos últimos anos.
Transformação Digital: eventos como marketing
Criada pelos empreendedores Igor Lopes e Tiago Magnus, a Transformação Digital começou como um portal de conteúdo em 2017. Lopes e Magnus depois perceberam a oportunidade de levar eventos corporativos para a internet por meio de uma plataforma própria.
A Transformação Digital atende tanto empresas que querem fazer uma única palestra quanto todo um evento online. A startup faz gravações presenciais com cada palestrante, para garantir a qualidade de produção, ou transmite as palestras ao vivo. Os usuários assistem às palestras de forma gratuita.
Segundo os empreendedores, a Transformação Digital é uma estratégia de marketing para empresas contratantes e seus patrocinadores adquirirem clientes. A startup se monetiza tanto com esses projetos de eventos online, com preço estimado a partir da meta de pessoas atingidas, quanto por uma frente de educação online.
Os empreendedores começaram a sentir uma demanda maior depois do Carnaval, quando os casos apareceram no país e grandes eventos internacionais foram cancelados. A startup tinha de 80 a 100 propostas mensais e recebeu de 500 a 600 propostas no último mês.
“As grandes empresas chegam a nós tendo que realizar uma transformação digital em semanas. Estamos trabalhando muito como uma consultoria, ajudando na reconstrução dos eventos”, diz Lopes. A meta para 2020, de realizar mais 30 eventos online, deve ser cumprida ainda no primeiro semestre. A Transformação Digital espera triplicar seu faturamento neste ano, assim como sua equipe.
A meta deve ser ajudada por investimentos em uma plataforma menos customizada de eventos online: a ideia é ter uma proposta fácil de mexer pelas próprias empresas em funcionalidades como criação do evento, disponibilização do conteúdo, interações entre usuários e contato dos patrocinadores com a base de inscritos. Em troca, as empresas pagam uma assinatura mensal.
A Transformação Digital, por sua vez, ganhará escalabilidade. Os projetos atuais ficariam para iniciativas mais customizadas e robustas, que deixam a produção e marketing a cargo da startup.
PEGN