Jornalistas e representantes de agências de turismo das cidades de Campina Grande e João Pessoa foram conhecer os empreendimentos turísticos de Queimadas
O município de Queimadas, no Agreste paraibano, a 133 km de João Pessoa, vem investindo no turismo, inovando e implantando produtos que fazem todo um diferencial. Inaugurado em novembro de 2022, o Mercado Público Simão Araújo Barbosa de Almeida, é considerado modelo, sendo o primeiro e único mercado turístico da Paraíba. Lá o turista vai encontrar tudo que existe nas feiras livres, com mais de 300 box ao todo, uma praça de alimentação com uma excelente gastronomia, salão de beleza e diversos outros produtos.
No último sábado (4) a Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Prefeitura Municipal de Queimadas (PMQ), por meio do projeto de famtour/fampress da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT), promoveram um fampress para jornalistas e representantes de agências de turismo das cidades de Campina Grande e João Pessoa. Eles foram conhecer os empreendimentos turísticos de Queimadas para divulgá-los em seus veículos de comunicação e, no caso das agências de turismo, inserir o destino Queimadas em seus roteiros turísticos.
A programação contou com uma coletiva de imprensa com o prefeito José Carlos de Sousa Rêgo (Carlinhos), que fez questão de destacar a sua intenção de fortalecer o desenvolvimento turístico, não apenas de Queimadas, bem como da região como um todo. “A nossa pegada é desbravar os potenciais que nós temos naturalmente, é agregar valor, pensar de forma estratégica para que toda a região possa crescer. E nesse sentido, nós temos o Mercado Público que é um diferencial e uma fonte de muitas possibilidades”, destacou o prefeito.
De acordo com a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, o trabalho para o desenvolvimento do turismo da região, vem sendo feito desde 2017. Para isso ela destaca a potencialidade turística no município, citando como exemplo a criação de roteiros turísticos, entrada do município no Mapa Brasileiro do Turismo e a promoção contínua de capacitações e parcerias para os empreendedores locais. O primeiro ponto da agenda foi na Luthieria Coletiva Tataguassu, no sítio Zé Velho, uma escola da prefeitura municipal cuja finalidade é ensinar a produção do violino, sendo hoje bastante visitada por turistas, sendo uma escola piloto nessa prática.
Em seguida o grupo foi conhecer o sítio Zé Velho; a Pedra do Bico, no sítio Gravatá; e o Centro Cultural Philus-Haus, no sítio Riacho do Meio. Na ocasião, foi lançado também o projeto do São João no Mercado Público, o “São João Acesso”, que terá início no mês de maio, com shows e apresentações culturais em todos os finais de semana e muita comida típica. Em breve a Prefeitura Municipal de Queimadas estará divulgando os nomes das atrações, mas, os trios de forró pé de serra estarão presentes todos os finais de semana.
Teresa Duarte