Por Alessandra Lontra
A Messe Berlin, organizadora da ITB de Berlim 2020, na Alemanha, anunciou oficialmente no seu site, nesta sexta-feira (28) de fevereiro, o cancelamento da Feira. A ITB de Berlim é um dos maiores eventos do setor do turismo da Europa e aconteceria de (4) a (8) de março e a expectativa de público era de mais de 120 mil visitantes durante todo o período da Feira.
Devido à rápida disseminação do novo coronavírus (COVID-19), e restrições significativamente mais rígidas à realização do evento impostas pela autoridade sanitária responsável do distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim, a organizadora do evento, decidiu pelo cancelamento.
Entre seus requisitos, a autoridade sanitária estipulava que cada participante precisaria provar à Messe Berlin que eles não pertenciam a uma área de risco designada ou não estavam em contato com uma pessoa ou pessoas de uma área de risco. Dessa formar, ficou impossível para a Messe Berlin atender a esses requisitos em tão pouco tempo.
“A Messe Berlin já sabia a várias semanas que a decisão de realizar ou de cancelar o evento só seria tomada com base nas recomendações ou instruções das autoridades especializadas da Alemanha. Somente elas possuem as informações e conhecimento especializado”, disse o CEO da Messe Berlin GmbH, Dr. Christian Göke .
Dr. Christian disse ainda que “Com mais de 10.000 expositores de mais de 180 países, a ITB Berlin é extremamente importante para a indústria de turismo no mundo. Levamos nossa responsabilidade pela saúde e segurança de nossos visitantes, expositores e funcionários muito a sério. É com um coração pesado que devemos agora aceitar o cancelamento do ITB Berlin 2020. ”
O presidente do conselho de supervisão da Messe Berlin Wolf-Dieter Wolf também disse que “Nem uma vez nos 54 anos de história do evento, a ITB Berlin e a Messe Berlin passaram por uma situação semelhante. Gostaríamos de agradecer a todos os expositores e parceiros de todo o mundo que, nos últimos dias e semanas, estiveram no ITB Berlin. Estamos ansiosos para continuar o relacionamento confiável com nossos parceiros no mercado.”