Apresentação em João Pessoa destaca o potencial do estado no reposicionamento global do Brasil como destino plural, sustentável e competitivo até 2027
A Paraíba foi o segundo estado do Brasil a receber a apresentação regional do Plano Brasis, iniciativa liderada pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, que visa reposicionar o Brasil no mercado internacional do turismo. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (28), em João Pessoa, após o lançamento oficial durante o Visit Brasil Summit, no dia 19 de maio, no Rio de Janeiro.
O evento foi realizado na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e reuniu autoridades públicas, imprensa, representantes do trade turístico e instituições ligadas à promoção do setor. A comitiva da Embratur foi composta pelo presidente Marcelo Freixo, pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade Bruno Reis, pela gerente de Projetos Estruturantes Ana Paula Jacques, e pelo gerente de Planejamento Estratégico Gilson Lira.
A nova estratégia nacional de marketing pretende atrair 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027 e gerar US$ 8,2 bilhões em receitas cambiais. O plano rompe com modelos tradicionais de promoção e aposta em inteligência de mercado, segmentação de públicos, e na valorização de experiências autênticas e sustentáveis.
Durante o encontro, Bruno Reis e Ana Paula Jacques também apresentaram orientações com ações específicas para a promoção internacional da Paraíba, destacando diferenciais competitivos e o potencial do estado para diferentes perfis de turistas estrangeiros.
A Paraíba, que já investe fortemente em infraestrutura e políticas de fomento ao turismo, foi destacada por Marcelo Freixo como exemplo de integração entre políticas públicas e inovação territorial. O diretor Bruno Reis também anunciou a seleção de dois roteiros paraibanos desenvolvidos pelos Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae-PB para o catálogo internacional da Embratur, dentro do projeto Vitrine Visit Brasil: Encantos do Rio Paraíba (Cabedelo e Santa Rita) e Terra dos Potiguara (Mataraca, Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição)
O governador João Azevêdo reforçou que o estado já atua em sinergia com os objetivos do Plano Brasis. Ele destacou investimentos de R$ 50 milhões em obras estruturantes como o Polo Turístico Cabo Branco, o novo Centro de Convenções de Campina Grande, e o futuro Centro de Convenções do Sertão, em Patos.
A mesa do evento foi composta por: Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur); Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae-PB; Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB; Patrícia Mayana, analista técnica da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional; Francisca Motta, deputada estadual da Paraíba; Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa; e Marília Patriota, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (ABAV-PB).
A chegada do Plano Brasis à Paraíba fortalece a integração entre estratégias locais e nacionais de promoção turística. Até o final de 2025, a Embratur levará o plano aos 26 estados e ao Distrito Federal, reforçando o Brasil como um destino plural, diverso e protagonista no turismo internacional.
Segundo dados da Embratur, o Brasil arrecadou US$ 7,3 bilhões com turismo internacional em 2024. Apenas nos primeiros quatro meses de 2025, o país recebeu 4,4 milhões de turistas estrangeiros, demonstrando o avanço das ações de promoção externa.
Alessandra Lontra