Carregando...
CotidianoNotícias

Pesquisadores de Fernando de Noronha homenageiam favorita do BBB21 Juliette com nome de ave encontrada na ilha

Ave identificada pelo estudo ganhou o nome de Juliette, participante do Big Brother Brasil — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo/Divulgação

Forte candidata a vencer o Big Brother Brasil 2021, o grande fenômeno das redes sociais, a paraibana Juliette, agora também é nome de pássaro encontrado na ilha de Fernando de Noronha

Pesquisadores do projeto Aves de Noronha realizam, na ilha, a primeira fase de trabalho para coleta de material neste ano. O estudo analisa espécies terrestres e marinhas ameaçadas de extinção para avaliar a situação delas, indicar ações de preservação e criar um observatório. Uma das aves capturadas recebeu o nome de Juliette, em homenagem à participante do reality show Big Brother Brasil (BBB) 2021.

A pesquisa busca envolver moradores e turistas, com informações e apresentação do trabalho. As aves capturadas ganham nomes que ajudem a aproximar as pessoas dos animais. Por isso, uma ave da espécie sebito ganhou o nome da paraibana, que é um dos destaques do programa e soma mais de 16 milhões de seguidores nas redes sociais.

“Juliette é nordestina, mulher arretada. Quando capturamos esse sebito, a ave estava brava. Por isso, fizemos essa homenagem. Esperamos que a Juliette do BBB venha a Noronha para observar a Juliette insular”, afirmou a bióloga Cecília Licarião, coordenadora do projeto.

Nessa primeira fase, os pesquisadores instalaram redes de neblina, na área do Parque Nacional Marinho, para capturar sebitos (Vireo gracilirostris) e cocorutas (Elaenia ridleyana), que são o foco principal dessa etapa inicial.

As aves recebem as anilhas, que são marcações similares a anéis. “Com as anilhas, é possível identificar as aves. A gente quer saber como a população dessas espécies se locomove, aonde vão, qual alimento consomem, com quem namoram e quantos anos elas vivem”, disse Cecília.

Essas duas espécies são endêmicas, o que significa que elas só podem ser encontradas no mundo em Fernando de Noronha, de acordo com os estudiosos, que acreditam que existem cerca de dois mil sebitos e cocorutas na ilha.

G1

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *