Segundo Prof. Thyago Velozo de Albuquerque, do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS), responsável pelo estudo, “considerando os dados até a data de hoje, percebemos um aumento considerável na adesão ao Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo, chegando a 34% dos meios de hospedagens do país que aderiram ao Selo”. Isso pode ser reflexo da maior divulgação do Selo e dos protocolos e, também, pode estar relacionado ao aumento de Estados e destinos turísticos com flexibilização das atividades econômicas, possibilitando o retorno da atividade turística.
O destaque é, mais uma vez, para o Estado de Alagoas, que chegou ao nível de 66% de Adesão. Destinos como Pipa-RN e Maragogi-AL continuam apresentando crescimento na adesão aos protocolos, apresentando níveis de 65% e 57% dos meios de hospedagens aderindo ao selo respectivamente.
Em contrapartida, destinos relevantes no sul e sudeste do País apresentam níveis de adesão bem abaixo da média nacional, como Gramado (RS) com 29%, Canela (RS) com adesão de 25% e Campos de Jordão (SP) que tem apenas 18% dos meios de hospedagens aderiram aos protocolos instituídos pelo Ministério do Turismo. Esta é uma situação que nos chama a atenção, pois estes foram os destinos com mais reservas no Brasil em Agosto, segundo um levantamento da plataforma Omnibees, reforça Albuquerque.
Confira o estudo completo AQUI.
Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB lança Caderno de Orientações para a Retomada do Turismo na Paraíba – Ale Lontra
[…] projeto, além de lançar este Caderno de orientações, tem acompanhado a adesão dos meios de hospedagens ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, como uma forma de discutir a evolução e a preparação deste segmento de empresas na retomada do […]