por Allan Oliveira
Muitos são os Municípios do país que possuem em seus territórios áreas predominantes rurais. Contudo, a exploração do turismo associada à produção agrícola ainda é tímida em algumas regiões. Como forma de ajudar a estimular o potencial de cidades com essas características, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convidou representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na tarde desta quinta-feira, (9) de julho, para apresentar as oportunidades previstas em editais de captação e recursos em mais uma edição da Hora do Turismo.
Com o tema O Turismo rural: entenda como seu Município pode participar das oportunidades do Mapa, o coordenador geral de extrativismo da Pasta, Marco Pavarino, detalhou o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade, que está com edital aberto para consórcios públicos municipais. A iniciativa está direcionada aos eixos da estruturação produtiva das cadeias do extrativismo, ervas Medicinais, aromáticas, roteiros da sociobiodiversidade, potencialidades da agrobiodiversidade e energias renováveis para a agricultura familiar.
Disponível pela Plataforma + Brasil, os valores das propostas do edital variam entre R$ de 250 mil e R$ 1 milhão. O prazo para apresentar os projetos vai até o dia 31 de outubro. O palestrante ressaltou que o Mapa também oferece outras oportunidades para a agricultura familiar e ressaltou a relevância de estimular o agroturismo no país diante da representatividade de ofertas. “Temos nas nossas terras 20% da diversidade do planeta e 70% dos estabelecimentos são da agricultura familiar. São quase 10 milhões de pessoas e 23% do Produto Interno Bruto [PIB] da agricultura está na agricultura familiar”, ressaltou Marco Pavarino.
Produtos regionais
Com a retomada do Turismo após a pandemia, a aposta é de que as pessoas optem pelas atividades turísticas regionais. É nesse ponto que a CNM defende planejamento de ações municipais que promovam a valorização local. O agroturismo em cidades com esse potencial é uma indicação da entidade e do diretor de inovação do Mapa, Cleber Soares, que também participou da transmissão da Hora do Turismo.
Para ele, o agroturismo é uma atividade essencial na vida do cidadão e o período pós pandemia será uma grande oportunidade de retomar a economia por meio dele. “Esse setor é o que mais move a cadeia produtiva e o Brasil tem uma chance enorme de captar recursos pela atividade de agroturismo. Temos uma oportunidade ímpar de gerar valores nessas áreas rurais”, considerou.
O convidado ainda abordou na sua apresentação oportunidades de desenvolvimento de plantações, principalmente as voltadas à produção de alimentos e animal. Destacou outras oportunidades de linhas de crédito para que os Municípios e agricultores fomentem o agroturismo, sendo uma delas por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que tem apostado no Brasil, uma das potências agrícolas do mundo.
Ao final do bate-papo online, os colaboradores da CNM reforçaram o potencial dos Municípios nessas atividades e pediram o empenho dos gestores. “São muitas as oportunidades e os Municípios devem ficar atentos a essas chances. Cada consórcio, rota integrada e agricultores deve analisar os editais e se incluir no processo daqueles que mais se identificam”, disse o consultor da Confederação e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento. “O gestor pode procurar a CNM para a gente construir estratégias nessa área. Estamos disponíveis”, informou a analista técnica de Turismo, Marta Feitosa.
A área de Turismo da CNM também foi representada na live pela analista técnica Mônica Costa. Acesse aqui o edital. Saiba mais detalhes da oportunidade assistindo à íntegra da Hora do Turismo.