Os representantes relataram como estão enfrentando a situação da implementação do visto mexicano e o impacto econômico que causou nas vendas
O encontro, que aconteceu em São Paulo, contou com a presença das principais operadoras brasileiras – CVC Corp, Orinter Tour & Travel e ViagensPromo, além da principal agência especializada no segmento de casamentos, a Cheers Travel – e foi realizado por iniciativa da DGX International Travel, responsável pela promoção do destino mexicano Los Cabos no Brasil, com o intuito de debaterem as exigências do visto mexicano.
Durante a apresentação, cada um dos representantes teve a oportunidade de relatar como cada empresa está enfrentando a situação da implementação do visto mexicano e o impacto econômico que causou em suas vendas, expressando sua necessidade de apoio das autoridades mexicanas para reduzir da melhor forma e não perder negócios para o México. Também expressaram a importância que a venda de viagens ao país representa para cada uma das empresas.
O Consulado-Geral do México em São Paulo informou sobre as melhorias que está realizando em recursos humanos e tecnologia para gerar um maior número de vistos por dia. Apesar do sistema de agendamento de consulta ser 100% gratuito, a implementação do visto presencial é uma realidade e no momento não haverá mudanças neste procedimento, segundo o governo mexicano.
Brasileiros que não precisam de visto mexicano devem ter visto válido e atual dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou de qualquer país que componha o espaço Schengen.
Este é o primeiro encontro presencial com as autoridades mexicanas e as Operadoras de Turismo e continuaremos a unir forças com os principais players do setor de turismo no Brasil e no México para continuar insistindo na reconsideração desta decisão que terá a objetivo de retornar ao visto eletrônico ou a retirada do mesmo.