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Política de Turismo

Nova categorização redefine municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Mapa do Turismo atualiza critérios da categorização e amplia oportunidades - Foto: Divulgação

Brasil deu um passo importante para qualificar ainda mais a gestão e o planejamento da atividade turística. O Ministério do Turismo acaba de apresentar a nova categorização dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica para orientar políticas públicas, investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento do setor.

O lançamento oficial da nova estratégia de categorização foi realizado durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, realizado no último dia 23, dentro do Salão do Turismo 2025 e passa a valer para todo país e podem ser acessadas em www.mapa.turismo.gov.br.

A modernização da metodologia de categorização dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro é decorrente de uma parceria entre o MTur com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em que as equipes, após longo trabalho de pesquisa, definiram juntos uma série de variáveis que poderiam ser utilizadas e, após análise e avaliação, e com o necessário rigor metodológico, chegou-se na proposta que foi lançada.

A nova categorização representa um avanço significativo ao incorporar uma metodologia atualizada, baseada em indicadores técnicos, conforme diretrizes estabelecidas pela Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.

MAS O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Até agora, a categorização era feita com base em apenas 05 (cinco) variáveis ligadas diretamente à economia do turismo: número de meios de hospedagem, empregos no setor, visitantes domésticos, visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais da hotelaria. Esses dados eram utilizados para classificar os 5.571 municípios brasileiros incluídos no Mapa.

A partir da atualização a metodologia foi significativamente ampliada: serão consideradas 70 variáveis organizadas em 10 dimensões, que refletem com maior precisão a realidade do turismo no país.

Confira AQUI o tutorial.

As dimensões incluem:

Governança (gestão e planejamento do turismo no município)
Recursos culturais e naturais (patrimônio histórico, cultural e ambiental)
Serviços turísticos (eventos, atendimento ao turista, etc.)
Infraestrutura de transporte (acessos terrestres, aéreos e aquaviários)
Estrutura econômica (renda, empregos e capacidade de investimento)
Especialização turística (peso da economia do turismo no município)
Conectividade à internet (acesso à internet e cobertura móvel)
Segurança (índices de segurança pública)
Saúde (capacidade de atendimento médico e hospitalar)
Demanda (frequência de visitantes e movimentação de passageiros)

QUAL É A NOVA FORMA DE CATEGORIZAÇÃO?

Com base nesses critérios, os municípios integrantes das regiões turísticas do Mapa passam a ser enquadrados em três categorias:

1. Município turístico – concentra o maior fluxo de visitantes e reúne os principais atrativos e serviços turísticos da região.
2. Município com oferta turística complementar – dispõe de atrativos e serviços que fortalecem e ampliam a experiência dos visitantes em relação ao município turístico.
3. Município de apoio ao turismo – apresenta pouco ou nenhum fluxo turístico direto, mas se beneficia da atividade, fornecendo mão de obra, serviços e produtos.

POR QUE É IMPORTANTE ESTAR NO MAPA?

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica do MTur que orienta a definição de políticas públicas, investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento do setor em todo o território nacional. Estar presente no Mapa garante aos municípios maior integração com o Ministério do Turismo, possibilitando a captação de recursos, a participação em programas e ações específicas do setor, além do acesso a políticas de promoção, capacitação e desenvolvimento que fortalecem a atividade turística local.

COMO MANTER O MUNICÍPIO NO MAPA?

Estar presente no Mapa do Turismo Brasileiro garante aos municípios maior integração com o Ministério do Turismo, possibilitando a captação de recursos, a participação em programas e ações específicas do setor, além do acesso a políticas de promoção, capacitação e desenvolvimento que fortalecem a atividade turística local.

MTur

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