Carregando...
NotíciasTurismo

Nísia Floresta sedia 94ª Reunião Ordinária do Polo Costa das Dunas

Lagoa do Carcará- Foto: Denapoly Rodrigues/Divulgação

Nísia Floresta, conhecida por seus incríveis atrativos naturais e diversificada oferta turística, sediará a 94ª Reunião Ordinária do Polo Costa das Dunas, nesta quinta-feira, (25) de maio, no belíssimo Praia Bonita Resort Hotel, na Praia de Camurupim.

O Polo Costa Das Dunas, pretende se tornar uma Instância de Governança Regional (IGR), e para isso, reúne diversas entidades ligadas ao turismo, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seccional RN (ABIH-RN), a Associação Brasileira de Agências de Viagens, Seccional- RN (Abav-RN), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Seccional RN (Abrasel-RN), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN), o Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur RN), o Sindicato dos Guias de Turismo do RN (Singtur-RN), a Associação dos Bugueiros, a Cooperativa dos Bugueiros , a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional RN (Abrajet-RN), além de representantes de instituições acadêmicas como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outras entidades ligadas à atividade do turismo.

Com 15 municípios sob seu “guarda-chuva”, o Polo Costa das Dunas é o maior polo turístico do estado, englobando Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros e Georgino Avelino.

Lagora de Arituba (RN) – Foto: Denapoly Rodrigues/Divulgação

O Secretário de Turismo de Nísia Floresta destacou a importância de sediar a 94ª Reunião Ordinária do Polo Costa das Dunas, afirmando: “Nísia Floresta é um destino incrível com o maior número de atrativos turísticos naturais do estado. Oferecemos diversos segmentos turísticos, incluindo atividades de sol e praia, aventuras náuticas, ecoturismo, turismo gastronômico, turismo de eventos, turismo religioso, turismo esportivo, turismo de pesca e muito mais. Por isso, nosso lema é: ‘Temos de tudo, só falta você!’ Com o encontro do Polo Costa das Dunas  acontecendo em nosso município, podemos mostrar nosso potencial turístico para outros destinos e para o trade turístico do estado.”

O Polo Costa das Dunas atualmente é presidido pela Secretaria Estadual do Turismo, e na Secretaria Executiva, pelo presidente do Sindetur, Junior Câmara. No entanto, seguindo a tendência da regionalização do turismo em vários estados brasileiros, o Rio Grande do Norte está em processo de formalização dessa estrutura. A Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a empresa Start, contratada por meio de licitação, está capacitando os municípios de cada região. O Polo Costa das Dunas já realizou quatro workshops, tendo o último incidido sobre as formas legais de formalização do IGR. As IGRs são constituídos como entidades jurídicas separadas, controladas de forma colegiada pelos municípios da IGR, pela iniciativa privada e pela comunidade, que elegem seus respectivos conselhos de administração. Uma vez formalizadas, as IGRs funcionam de forma autônoma, tomam decisões coletivas por meio de seus conselhos, envolvendo os destinos, as entidades turísticas privadas e membros da comunidade, que compõem a IGR. Exemplo disso é o estado vizinho da Paraíba, que obteve sucesso com a IGR do Brejo Paraibano, tornando-se uma Instância de Governança de destaque no Nordeste.

O Polo Costa das Dunas apresenta uma diversidade de belezas naturais, culturais e religiosas que se estendem de norte a sul. Os turistas podem explorar destinos populares como a vibrante Pipa em Tibau do Sul, a Terra dos Santos Mártires e a caribenha Barra do Cunhau. Nísia Floresta se destaca pela exuberância e riqueza de atrativos naturais, o que lhe valeu o reconhecimento nacional como a “Terra do Camarão” segundo os turistas. Mais adiante, Parnamirim tem na Praia de Pirangi do Norte o maior Cajueiro do mundo e é um local histórico, que testemunhou o Trampolim da Vitória, na Segunda Guerra Mundial, partindo para glamourosa Natal, até chegar ao norte do litoral.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *