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MTur terá Plano Estratégico de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo

O edital faz parte do Projeto de Cooperação Internacional - Imagem: Divulgação

Iniciativa contará com conhecimento de empresa especializada contratada para o projeto, que terá papel fundamental no posicionamento turístico do Brasil

Saber o que o mercado deseja e como se posicionar frente a outros concorrentes. Esse é um dos objetivos do Plano Estratégico de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo que está sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Para isso, a Pasta, em cooperação com a UNESCO, lançou um edital por meio do qual a empresa Pires & Associados Assessoria LTDA foi selecionada para conduzir os trabalhos.

Além da criação do Plano Estratégico de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, a empresa auxiliará na elaboração de um Sistema Nacional de Inteligência Turística e deverá, ainda, aportar contribuições para o aprimoramento da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), potencializando seus mecanismos de governança, networking e cooperação técnica.

“Tenho dito por onde passo que nossa retomada do turismo será retumbante. O Brasil é a bola da vez no turismo pós-pandemia porque somos uma potência no turismo de natureza – grande tendência nesse cenário – e este planejamento será fundamental para posicionar de ver o nosso país entre os grandes destinos mundiais”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A ideia da contratação é fornecer ao Ministério do Turismo aporte de conteúdo para nortear a condução de políticas de inteligência mercadológica e competitiva, alinhando expectativas, estabelecendo níveis de interação com parceiros estratégicos, com estados e municípios, além de profissionais e empreendimentos do setor.

Com isso, a Pasta poderá avançar na construção de uma estratégia consolidada para sua atuação em favor da promoção turística baseada em dados e evidências que indiquem os melhores caminhos a seguir.

“Precisamos compreender como usar de forma estratégica dados e informações já disponíveis no mercado, o que será preciso adquirir em termos de conteúdo e quais são as necessidades de geração de novos conteúdos. Precisamos olhar para dados recentes e até mesmo em tempo real. Essas informações tem enorme potencial de contribuição para alavancar o turismo”, comentou a Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo da Pasta, Nicole Facuri.

RIMT – A Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT), formada pelo MTur, Embratur, Sebrae Nacional, além de Unidades da Federação e Sebrae nos estados, é parte da estratégia de inteligência mercadológica e competitiva que deve pautar as ações do Ministério do Turismo, de forma a otimizar esforços e maximizar os resultados para tornar o setor de turismo mais competitivo.

MTur

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