Anúncio dos vencedores da seleção, que nesta edição tem como tema “O Turismo Transformando Vidas”, será no Salão Nacional do Turismo, no dia (16) de dezembro deste ano, em Brasília (DF)
Ministério do Turismo publicou nesta sexta-feira (17.11) o resultado definitivo dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, a seleção conta com 24 candidatos na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 30 no grupo “Iniciativas de Destaque”, escolhidos por uma comissão julgadora e definidos após um prazo para a apresentação de recursos.
Confira AQUI o resultado em ordem meramente alfabética, o que não representa a colocação de pontuação atribuída pela comissão julgadora.
O grupo “Profissionais de Destaque” reúne 8 categorias, com 3 finalistas em cada uma: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo. Por decisão da comissão julgadora, foi excluída do Prêmio a categoria “Organizações Não Governamentais”.
Já as “Iniciativas de destaque” envolvem pessoas jurídicas e têm 10 categorias, também com 3 finalistas em cada uma: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, parabeniza os selecionados para a premiação e ressalta a contribuição dos trabalhos para o desenvolvimento do setor. “Estamos falando de pessoas e instituições que fazem o turismo acontecer da melhor forma possível lá na ponta, nos destinos nacionais, ajudando a consolidar este mercado que movimenta tantas cadeias produtivas da economia. Isso tudo se soma ao nosso trabalho de fortalecimento do setor e representa mais um passo rumo ao crescimento sustentável da atividade turística brasileira”, celebra.
Os “Profissionais de Destaque” ainda serão submetidos a uma votação popular, disponível de 20 de novembro a 1º de dezembro, pelo endereço eletrônico http://inscricaopremio.turismo.gov.br/. A premiação vai ser feita na forma de troféus, entregues aos vencedores de cada categoria, e certificados, conferidos aos demais finalistas. No caso das “Iniciativas de Destaque” a premiação será concedida na forma de troféus de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).
O anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo ocorrerá no dia (16) de dezembro deste ano, na cidade de Brasília/DF, durante o Salão do Turismo 2023: Conheça o Brasil.
MTur