Proposta será apresentada durante o Salão do Turismo em São Paulo e promete mais transparência e alinhamento com as políticas nacionais do setor
A nova metodologia de categorização dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro será apresentada oficialmente no dia (23) de agosto, durante o “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, evento promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em São Paulo (SP). A atualização foi discutida pela Câmara Temática de Regionalização do Turismo, em reunião extraordinária realizada no último dia 17, em Brasília (DF).
Elaborada em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a nova metodologia utiliza dados públicos municipalizados e está alinhada à Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo. O objetivo é aprimorar os critérios de categorização, garantindo maior clareza na identificação do papel de cada município no desenvolvimento do setor.
“Estamos trazendo mais transparência ao processo, envolvendo diretamente a Câmara Temática e reforçando o compromisso com uma regionalização mais eficiente e conectada com a realidade dos territórios”, afirmou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas do MTur e presidente da Câmara Temática de Regionalização.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo, Marco Borges, destacou que a nova categorização visa facilitar a compreensão dos gestores municipais e orientar de forma mais estratégica as políticas públicas. “O Mapa do Turismo é uma ferramenta essencial para planejar ações e fomentar investimentos. A categorização atualizada torna esse instrumento ainda mais eficaz”, explicou.
O Mapa do Turismo Brasileiro é utilizado para orientar a aplicação de recursos e políticas do Ministério do Turismo, além de permitir que municípios verifiquem o impacto da atividade turística em suas regiões. A categorização, por sua vez, classifica os municípios de acordo com seu desempenho no setor, servindo como base para a definição de estratégias diferenciadas de apoio técnico e financeiro.
A Câmara Temática de Regionalização é um dos braços técnicos do Conselho Nacional de Turismo e atua como fórum de debate e proposição de medidas voltadas à implementação da Política Nacional de Turismo nos territórios.
Alessandra Lontra *Com informações da Ascom do MTur