O livro escrito pelo advogado Thélio Farias, “Além do Ipiranga, a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas”, traz a história do pintor e reforça as homenagens ao filho de Areia
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a Cia Editora de Pernambuco (Cepe), a Prefeitura Municipal de Areia e o advogado e escritor Thélio Farias convidam para celebrarmos o areiense Pedro Américo com o lançamento do livro “Além do Ipiranga, A Extraordinária Vida de Pedro Américo”, que acontecerá hoje, dia (07) de setembro, no Teatro Minerva, às 17h, em Areia-PB. E antes, as 16h, haverá uma solenidade de doação do livro ao Museu Casa Pedro Américo, pelo autor.
São 200 anos da Independência do Brasil e o quadro “O Grito do Ipiranga”, é uma obra de arte considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da independência do Brasil, sendo o gesto oficial da fundação do Brasil e que foi imortalizado pela pintura do areiense Pedro Américo.
De acordo com o advogado e escritor, Thélio Farias, “Além do Ipiranga, a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas”, é baseado em profunda pesquisa realizada em distintas cidades como Areia, Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo, Paris, Lisboa e Florença. Narra a aventurosa e vibrante vida do paraibano Pedro Américo de Figueiredo Melo. E não só sua vida, como também sua obra e seus múltiplos talentos, já que Pedro Américo não foi só o maior pintor brasileiro do século XIX, como também escritor, poeta, arqueólogo, sociólogo, arquiteto, caricaturista, romancista, professor, explorador planetário, político, deputado federal pela Paraíba (constituinte de 1891), dentre outras facetas de um brasileiro único, uma espécie de “Leonardo Da Vinci” brasileiro.
Alessandra Lontra