Evento será realizado no Intermares Hall, de (21) a (23) de fevereiro, com entrada franca, e vai colocar em debate temas atuais sobre ciência e tecnologia
Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com o Sebrae PB, realiza o III Seminário de Transformação Digital, que acontece nos próximos dias (21), (22) e (23) de fevereiro, no Intermares Hall, em Cabedelo. O evento é gratuito, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do evento, no link: https://secties.pb.gov.br/seminariodetransformacaodigital/.
Com o tema ‘Reflexões sobre Inteligência Artificial, Democracia, Inovação Tecnológica e Cultura’, o evento tem o intuito de realizar uma análise das tendências, superar desafios e identificar oportunidades no vasto campo da tecnologia e da inovação, com o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável como pilares fundamentais.
Durante os três dias, serão promovidas palestras; painéis; mesas redondas; showcases; espaço “Mulher e Tecnologia”; pichs; hackathons; minicursos; oficinas e atrações culturais.
O seminário também conta com a parceria do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Inscrições
Além da inscrição geral do evento, através do site também estão disponíveis os formulários de inscrição para as oficinas, minicursos e hackathons que irão acontecer durante o seminário.
Hackathons – Duas hackathons serão realizados no III Seminário de Transformação. São ofertadas 50 vagas para cada hackathon. As maratonas de inovação vão propôr problemas para que os participantes criem soluções inovadoras e que utilizem tecnologias como aplicativos web, mobile e hardware, entre outros.
A Hackathon com o tema ‘Transformação Digital’ é promovida pela Secties e a Hackathon ‘Soluções Digitais para a Cultura’, será promovida pela Secretaria da Cultura, e vão estimular a proposição de soluções à coletividade e que fomentem a inovação do ponto de vista sociocultural.
Minicurso – Serão ofertados 6 (seis) minicursos com 50 (cinquenta) vagas para cada, totalizando 300 (trezentas) oportunidades durante o Seminário. O objetivo é proporcionar uma compreensão de temas relevantes no universo tecnológico, equipar os participantes com habilidades práticas e promover discussões sobre desafios atuais e futuros, inspirando novas ideias e inovação.
Os temas serão: Modelagem de Processos para Negócios; Transformação Digital na Administração Pública; Propriedade Intelectual e IA; Formalizando minha arte; Primeiras Explorações com a Computação Quântica, Inteligência Artificial e Inovação.
Oficina – As 5 (cinco) oficinas acontecerão durante o evento e também serão oferecidas 50 (cinquenta) vagas para cada, com um total de 250 vagas ocupadas. As oficinas inovadoras foram projetadas para proporcionar uma compreensão prática de vários aspectos da era digital. Estes espaços oferecem uma oportunidade única de aprendizado com especialistas da área e troca de experiências com entusiastas da tecnologia.
As oficinas trabalharão as seguintes temáticas: Oficina de Mindset; Confiabilidade dos Dados na Administração Pública; Desenhando um modelo de negócios; Como funciona o processamento de Linguagem natural; Inclusão Digital;
Confira a programação completa abaixo:
Dia 21 de fevereiro
8h30 – Credenciamento
9h30 – Palestra: Diplomacia Digital: Oportunidades e Desafios da Agenda Internacional. Luciano Mazza de Andrade
10h20 – Showcase
10h50 – Painel: Desafios e estratégias no enfrentamento às Fake News. Prof. Rafael Evangelista
11h40 – Intervalo
14h – Palestra: Modernização Administrativa
14h50 – Painel: Pensar a Educação do Agora e do Futuro. Thaís Gaudêncio, Tanara Lauschener
15h40 – Showcase
16h10 – Painel: Políticas Públicas de Conectividade e Integração. Erick Melo, Maximiliano Martinhão
17h – Apresentação Cultural. Quinteto da Paraíba
18h – Palestra Central: Governança e Sustentabilidade: Transformação Digital na Administração Pública. Marielza Oliveira, Renata Mielli
Dia 22 de fevereiro
8h30 – Abertura das atividades
9h30 – Palestra: Inteligência artificial, direitos autorais e copyright. Sérgio Amadeu
10h20 – Showcase
10h50 – Painel: Economia criativa e cultura digital. Regina Amorim, Prof. Lino Rodrigues Filho
11h40 – Intervalo
14h – Palestra: Arte e Cidades: tecnologia e poéticas urbanas. Giselle Beiguelman
14h50 – Painel: Inteligência Artificial e Música. Carlos Eduardo Batista, Igor Gadelha
15h40 – Showcase
16h – Painel: Criação e Criatividade: Fronteiras do uso de ferramentas de IA, arte e mercado. João Ademar, Patricia Eleonora Trotte Caloiero
17h – Apresentação Cultural. Val Donato e banda
18h – Palestra Central. Jader Rosa
Dia 23 de fevereiro
8h30 – Abertura das atividades
9h30 – Palestra: Mudança pela Utilização Digital Ativa. Alexandre Nilo Fonseca
10h20 – Showcase
10h50 – Painel: Lei Proteção de Dados: Ética e Cidadania Digital. Paloma Mendes Saldanha, Gustavo Rabay, André Lucas Fernandes
11h40 – Intervalo
14h – Palestra: Inteligência Artificial como Ferramenta de Transformação Digital. Nina S.T. Hirata
14h50 – Painel: IA e Substituição de Vagas de Trabalho: O que Podemos Fazer a Respeito? Alisson Brito, André Carvalho, Victor Lorran
15:40 – Showcase
16h10 – Palestra: Como a IA mudará Nossas Vidas nos Próximos Anos? André C. Ponce de Leon F. de Carvalho
17h- Apresentação Cultural BIG BAND RUBACÃO JAZZ
18h- Palestra Central. Pedro Ferrão Tavares
Ascom Secties