O evento acontece na capital do Maranhão, São Luís, terra que abraçou o cantor e compositor João do Vale, imortalizado pelas canções, Carcará e Pisa na Fulô.
O evento será transmitido ao vivo, na sexta-feira (30.10) e no sábado (31.10), a partir das 14h, pelo YouTube e também pelo Sympla, onde serão feitas as inscrições. Os participantes terão direito a certificado
Nesta edição, expoentes do ritmo nordestino e especialistas no setor da cultura farão parte da programação discutindo temas como; os Aspectos Conceituais do forró, os Territórios e Comunidades e a Sustentabilidade, Forró Como Conteúdo Pedagógico, Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. Ainda estão na programação shows ao vivo, vídeos e entrevistas.
O evento online, contribui para o reconhecimento dos forrozeiros e para a identificação de grupos, organizações, lugares, datas festivas e referências culturais locais. Ainda integra as comunidades forrozeiras, com o objetivo de debater sobre as condições de preservação das matrizes do Forró, e de propor políticas para a promoção, valorização e fomento do ritmo nordestino.
O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para estas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.
Sobre o Fórum de Forró de Raiz
O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.
Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste
A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.
Próximos Fóruns:
Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia
Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará
Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia
Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia
Serviço:
Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Maranhão
Data: (30) sexta-feira e (31) sábado, de outubro, com início às 14h
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Youtube Balaio Nordeste, direto do Maranhão.
Inscrições: Plataforma Sympla
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/
Assessoria