Diz a máxima pernambucana, que o Rio Capibaribe se encontra com o Rio Beberibe no Recife para formar o Oceano Atlântico
O Festival Capibaribe acontece em três dias, começando no dia (2) e segue nos dias (10) e (17) de julho, em Recife (PE). O objetivo do Festival é deixar um legado a cada edição, mostrando que o povo guerreiro de Pernambuco se preocupa com o seu bem-estar, com o meio ambiente e com o meio social em que reside. Fica o convite dos organizadores do evento: “Vamos fazer juntos, viver o Capibaribe!”
Durante o Festival vão acontecer mesas de debates, desfile do “Floco A ver o rio” (Bloco de Carnaval Fluvial, ou seja, barqueata pelo rio com orquestra de frevo), plantação de mudas, limpeza do rio, Feira Gastronômica e de Artesanato e show do Maestro Spok. Serão mais de 10 horas de atividades em três finais de semana e tudo gratuito.
A identidade pernambucana foi construída historicamente a partir de diversos acontecimentos, ambientes e expressões. Dentre estes, destaca-se o Rio Capibaribe, que além de cortar cidades importantes, de Poção ao Recife, chega em sua foz e determina o espaço urbano, presenteando a cidade com uma bela paisagem de pontes e águas.
Do vale do Capibaribe, populações indígenas garantem água e alimento. De suas várzeas, os portugueses transformaram Pernambuco num dos maiores produtores de açúcar do mundo. De suas margens, os holandeses construíram uma cidade. Rio que inspirou a cultura e a compreensão de nossa gente: de João Cabral a Manuel Bandeira, de Josué de Castro a Chico Science, de Duda Beat a Alceu Valença e tantos outros que afirmaram sua grandeza, condições e relações humanas.
A relação homem-natureza é retratada por uma crise vivida ao longo dos anos, o rio sofre com o homem na exploração dos recursos naturais. O Capibaribe reflete os danos causados por este modelo, apresentando em sua realidade graves problemas de poluição, desmatamento e ocupação indevida de suas margens. Desta forma, a prática da educação ambiental torna-se fundamental devido à necessidade de agir para a preservação do meio ambiente e para a conservação dos recursos naturais.
Dessa forma, o Festival Capibaribe vai contribuir para a conscientização da população e a preservação do meio ambiente, ao debater sobre a importância de conter a poluição desenfreada do rio.
Serviço:
Festival Capibaribe – Recife (PE)
Dias 02, 10 e 17 de julho de 2022
Dia 02/07
– Ação de limpeza do Rio Capibaribe
– 09h Rua da Aurora
Dia 10/07 – Celebração Músico-Cultural
09h00 – Feira Gastronômica e de Artesanato
14h00 – Mesas de Debate
15h00 – Floco (Bloco Fluvial A ver o rio, com orquestra de frevo)
18h00 – Show com Spok
Dia 17/07 – Ação de plantação de mudas
13h local a definir
Evento gratuito
Siga no instagram: @capibaribefestival / @aver.capibaribe
Patrocínio: Compesa
Cerveja Oficial: Ekaut
Apoio: Prefeitura do Recife (Secretaria de Cultura), Ônix Solar e Celi Fardamentos
Correalização: A ver o rio Capibaribe, Recicultura, Piratas do Capibaribe e Xô Plástico
Duda Carvalho
UAU!! Vai ser incrível! Estamos muito animados 😀
Entrem em contato com a gente pelo insta @capibaribefestival @aver.capibaribe