Ao contrário do que foi anunciado durante a solenidade, “a única vencedora da categoria foram as Cavalhadas”, informou a diretoria da organização do prêmio no Brasil ao comentar o equívoco da apresentadora na hora do anúncio. “Ela se confundiu e citou também o campeonato de alfajor, da Argentina, mas Pirenópolis ganhou sozinha”.
Festa popular organizada pela população de Pirenópolis, a Festa das Cavalhadas foi a grande vencedora da categoria Festa do Ano do Prêmio Internacional Passaporte Aberto, organizado pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT).
Além das Cavalhadas, outras cinco festividades populares disputaram o prêmio: Campeonato Mundial de Alfajor (Argentina), Festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).
A festividade foi inscrita pelo apresentador do programa turístico Viaje Por aí, Ziomar Santos, e sua esposa Eliane de Souza, ambos diretores da OMPT no Brasil.
“Fizemos a inscrição, mas a Festa das Cavalhadas foi selecionada por meio do júri que integrou a premiação. Houve uma pequena confusão na hora de anunciar a vencedora. A apresentadora também citou o campeonato mundial de Alfajor, da Argentina, mas Pirenópolis ganhou sozinha”, informou Ziomar sobre o anúncio equivocado.
A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, comemora os ganhos que vão além do prêmio em si: “Para nós, esse feito é um grande reconhecimento de todo esforço que a comunidade pirenopolina faz para realizar essa festa tão alegre e genuína. “Esperamos que esse prêmio, além de nos ajudar na preservação e salvaguarda do patrimônio, possa ser motivo de muito orgulho e projeção internacional”.
O Prêmio Passaporte Aberto já é realizado há seis anos pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT) e contempla doze categorias.
Os vencedores podem ser conhecidos pelo link: www.periodismoturistico.org/post/ellos-son-los-ganadores-de-pasaporte-abierto-2022.
Ascom PMP