Carregando...
NotíciasTurismo

Duas décadas do MTur: a história do turismo pelo olhar dos servidores

Duas décadas do MTur: a história do turismo pelo olhar dos servidores. Foto: Roberto Castro/MTur/Divulgação

Conheça a trajetória de parte dos trabalhadores que atuam há mais de duas décadas no Ministério do Turismo e que foram homenageados em Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebrou os 20 anos de existência do Ministério do Turismo. São inúmeras as conquistas do setor nessas duas décadas e o esforço do competente corpo funcional da Pasta foi essencial para desenvolver o turismo no país, essa atividade que, além de movimentar a economia nacional, gerando emprego e renda, também promove a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Nesta celebração alusiva aos 20 anos de criação do MTur, a Agência de Notícias do Turismo convida o leitor a conhecer a experiência – e também as expectativas – de servidores públicos que ajudaram a desenvolver o setor ao longo das duas décadas de existência do órgão. A seguir, acompanhe o relato de cinco funcionários cujo tempo de trabalho na Pasta e no governo federal iguala ou supera o período de existência do Ministério.

  • Diogo Machado, subsecretário de Gestão e Administração do MTur:

“Fui um dos primeiros estagiários a entrar no Ministério. A criação do MTur representa a confiança do governo, que estava entendendo a importância do turismo para o mercado nacional, do valor dele para a geração de emprego, para aumentar o nosso PIB, a importância do turismo para o Brasil melhorar. Momentos maravilhosos da minha vida eu passei aqui. Pude ver trabalhos sendo realizados, e dá orgulho de ver o resultado”.

  • Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo:

“Passa um filme na minha cabeça, eu entrei no Turismo em 1997. A criação do MTur trouxe uma força maior, em âmbito nacional, para a importância do que é trabalhar com turismo, de olhar para esse setor como promissor para a vida das pessoas, como transformador dos nossos territórios. Fico muito contente de poder ser uma servidora que contribuiu com os demais servidores e, também, com os impactos que a atividade turística tem gerado em nossos territórios”.

  • Marizete de Almeida, assistente técnica da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo:

“Tenho muito orgulho de estar aqui e quero ficar bem velhinha no Ministério do Turismo, quero me aposentar aqui. Desejo que o Ministério cresça muito, que se torne cada vez mais importante aqui na Esplanada dos Ministérios. É um assunto lindo, a gente mostra as belezas do país, a gente mostra o lazer, a parte feliz das pessoas, a gente mostra o melhor. Então, eu desejo que o Ministério do Turismo seja o melhor da Esplanada”.

  • Deusivaldo Ferreira, coordenador-geral de Orçamento e Finanças:

“Eu vim do Planejamento (Ministério) e acreditei sempre nessa Pasta, porque o turismo tem um potencial grande de abrir empregos. O MTur é como um filho para mim, as pessoas até costumam dizer que eu sou ‘o paizão’ aqui, e eu me sinto honrado. No futuro, eu desejo que o turismo seja sempre mais sustentável, um turismo que venha a ampliar mais ainda a possibilidade do turismo doméstico. Eu acredito no turismo e acredito em um país em reconstrução”.

  • Janaína Pinto Dias Amaral : Coordenadora de Mapeamento e Apoio à Governança de Destinos e Regiões Turísticas

“Fico emocionada. Entrei como estagiária e me sinto honrada de estar atuando como coordenadora. Vivi várias experiências e continuo contribuindo para o nosso país, trabalhando o ordenamento, o planejamento, a promoção dos nossos destinos. Nosso desejo é vender sonhos. A criação do Ministério foi muito importante porque o turismo consegue beneficiar e ajudar no desenvolvimento territorial de cada município e região a partir de suas peculiaridades”.

MTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *