Carregando...
NotíciasTurismo de Aventura e Ecoturismo

Dois grandes Parques Nacionais de Goiás completam 60 anos

Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completam 60 anos - Imagem: Divulgação

Nesta segunda-feira (11/01), dois parques importantes para o Turismo do Estado de Goiás, O Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completam 60 anos. Nesta data, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, reforça a importância da preservação dos patrimônios naturais do Estado.

O Parque Nacional das Emas, localizado no Sudoeste goiano, foi criado em 11 de janeiro de 1961 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. Com 132 mil hectares, é uma das maiores áreas preservadas de Cerrado da América Latina.

Além de paisagem característica, a observação de animais típicos do Cerrado são algumas das atrações para os visitantes. O Parque preserva rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil, como os rios Taquari e o Araguaia, além do rio Formoso e o rio Jacuba. No local, é possível fazer safári, trilhas, boia cross e ciclismo.

O Parque Nacional das Emas, está localizado entre os municípios de Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS),  e é onde acontece o incrível e raríssimo fenômeno da bioluminescência. Esse raro fenômeno acontece nos meses de outubro e novembro, quando os cupinzeiros ficam cheios de pontos brilhantes durante à noite, criando um cenário mágico de se contemplar. Esse fenômeno acontece por conta de uma espécie de vagalumes que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros que ocupam o local. Mesmo em estado de larvas, os vagalumes já emitem luz, e brilham para atrair insetos voadores da vizinhança, inclusive cupins, O Parque Nacional das Emas é a única área do Cerrado onde é possível presenciar o raro e belíssimo fenômeno da bioluminescência. Os cupinzeiros são encontrados em várias regiões do país e até em municípios próximos do Parque Nacional das Emas, mas, por razões ainda desconhecidas, o fenômeno da bioluminescência só acontece lá.

O que é o fenômeno da bioluminescência

É o fenômeno da emissão de luz visível por organismos vivos, que acontece principalmente em organismos do meio aquático, como bactérias, fungos, algas, moluscos e peixes. Ainda mais raro no ambiente terrestre, a bioluminescência ocorre em fungos, moluscos e principalmente nos insetos, como os vagalumes.

Foto Ary Bassous – Prêmio WPY 2014 (NHM London)/Divulgação

O médico e fotógrafo, Ary Bassous (instagram @arybassous ), premiado internacionalmente, tem se dedicado, nos últimos 15 anos a fotografar a natureza e a vida selvagem. Ele também é um grande especialista em fotografar o fenômeno da bioluminescência no Parque. Bassous é um fotógrafo bastante premiado, que entre diversos prêmios, ganhou Prêmio do Wildlife Photographer of the Year em 2014, do Natural History Museum de Londres, o mais formidável e cobiçado prémio pelos fotógrafos de natureza do mundo, com uma foto da bioluminescência no Parque Nacional das Emas.

Como chegar ao Parque Nacional das Emas?

De Chapadão do Céu (11% do território do Parque Nacional das Emas)

Chapadão do Céu fica a 480km de Goiânia, com acesso pela BR-060. O município fica a 26 km de estrada de terra do Portão do Bandeira do Parque Nacional das Emas.

De Mineiros (86% do território do Parque Nacional das Emas)

Mineiros fica a 420km de Goiânia, com acesso pela BR-060. O município fica a 86 km de estrada de asfalto do Portão Jacuba do Parque Nacional das Emas.

Para informações de hospedagem e alimentação, entre em contato com as Centrais de Atendimento ao Turista (CAT) de cada município:

CAT Mineiros
Endereço: Avenida Alessandro Marchió, N169, Centro
Telefone: (64) 3661-0006
E-mail: cat.mineiros@gmail.com

Agências de turismo

Trekking Turismo – Mineiros (GO)
Telefone: (64) 9611-5259

Trilhas do Cerrado – Mineiros (GO)
Telefone: (64) 9954-4017

CAT Chapadão do Céu  
Telefone: (64) 3634-1517
Endereço: Avenida Alessandro Marchió, N169, Centro
Telefone: (64) 3661-0006
E-mail: cat.mineiros@gmail.com

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – Foto: Divulgação

Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica localizado no Nordeste de Goiás e que também, completa 60 anos nesta segunda-feira (11.01), foi criado pelo então presidente Juscelino Kubitschek para proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora específicos do Cerrado.

Ao todo são 240.611 hectares de Cerrado de altitude, abrigando espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.

Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros – Foto: Divulgação

O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Também foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Rios, cachoeiras, trilhas, mirantes, Cultura, Gastronomia e misticismo encantam os turistas que visitam a Chapada.

A Chapada dos Veadeiros fica a, aproximadamente, 220 km ao norte da cidade de Brasília. Os principais atrativos da região estão espalhados entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e também do distrito, ou pequena vila, de São Jorge – onde fica a entrada para Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A Venturas Viagens e Turismo tem vários pacotes para a Chapada dos Veadeiros.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *