Carregando...
Cultura

Cordel de mulher: autora fortalece tradição popular com folhetos sobre vivências femininas

Qual o espaço da mulher no cordel? - Boneco o machista e a cordelista - Imagem: Divulgação

Graziela Barduco lança “Minhas Curvas de Estimação” e “O Machista e a Cordelista” para refletir sobre machismo, autoestima e padrões de beleza por meio de versos

Os cordéis Minhas Curvas de Estimação e O Machista e a Cordelista versam sobre experiências comuns às mulheres na sociedade contemporânea: o machismo presente nas relações, a gordofobia e a necessidade de se encaixar nos padrões são temas tratados por Graziela Barduco. Cordelista, mestre em Artes da Cena e pesquisadora sobre cultura popular brasileira, a autora leva os debates do universo feminino para os tradicionais folhetos literários. 

Todos os poemas tratam sobre vivências pessoais da escritora. Em Minhas Curvas de Estimação, mostra como falas preconceituosas contra seu corpo afetaram a autoestima desde a infância. Por crescer com problemas como anorexia e depressão, precisou aos poucos se reconciliar com a própria imagem. Já O Machista e a Cordelista exemplifica a dificuldade de o homem manter uma relação de amizade, respeito e confiança com a mulher, sem envolver interesses amorosos. 

Tudo isso me enoja
Eu não posso permitir
Que me ditem estas regras
Que me digam como agir
Eu não vou ser uma tábua
Sou curvas pra resistir.
(Minhas Curvas de Estimação, pg. 16) 

Graziela Barduco utiliza a crítica social, uma das principais características do cordel, para abordar assuntos atuais por meio de uma perspectiva feminista. Com o apoio das xilogravuras de Kelmara Castro, o intuito da escritora é tornar os folhetos uma mensagem de libertação, empoderamento e enfrentamento contra os preconceitos. 

Integrante do Teodoras do Cordel, coletivo com objetivo de fortalecer o trabalho das cordelistas e preservar esta manifestação cultural em São Paulo, a pesquisadora também escreve para curar as próprias feridas. Ela afirma: “nestes textos, toco em assuntos delicados que, para mim, são como um grito de libertação, embora seja como a exposição de uma ferida aberta e purulenta, que começou a secar. São histórias reais, escritas para que eu pudesse, por fim, seguir em frente”. 

Ficha Técnica
Título: Minhas Curvas de Estimação | O Machista e a Cordelista
Autora: Graziela Barduco
ISBN: 978-65-84946-38-5 | 978-65-84946-37-8
Páginas: 25 | 26
Preço: R$ 12
Onde comprar: Site de vendas da autora 

Graziela Barduco – Foto: Divulgação

Sobre a autora: Escritora, cordelista, atriz, mestre em Artes da Cena e pesquisadora sobre cultura popular brasileira, Graziela Barduco é autora dos livros “Na Rima da Menina”, “Lutei Contra 100 Leões – Todos os 100 eram Jumentos”, “A Menina e o Pé”, “O Sapinho e o Bumbum” e “Sutil Leveza – O que na alma pesou, em verso se libertou”. É integrante dos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, com foco na produção literária de mulheres. 

Redes sociais: Instagram | Facebook | Youtube | Site 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *