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Consequências no setor da aviação à medida que contágio por coronavírus cresce

Aeroporto de Illinois praticamente vazio após o anúncio de proibição de viagem para viajantes europeus nos EUA pelos próximos 30 dias. | Foto: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / Divulgação

As consequências do coronavírus se espalharam pelo Pacífico nesta sexta-feira, com empresas de viagens australianas emitindo avisos de lucro e capacidade de corte de transportadoras japonesas, enquanto as companhias aéreas americanas correram para cortar voos para a Europa devido a novas restrições de viagem.

As restrições de viagens dos EUA em grande parte da Europa continental anunciadas pelo presidente Donald Trump na quarta-feira aprofundaram a miséria do setor que começou depois que o vírus surgiu na China no final do ano passado e reduziu o tráfego.

United Airlines Holdings Inc (UAL.O) alertou para interrupção de viagem dos Estados Unidos como o vírus se espalha internamente como principais atracções turísticas como (da Walt Disney Co DIS.N parques) temáticos na Califórnia e na Flórida disseram que seria próximo.

American Airlines Group Inc (AAL.O) e United disse que iria continuar vôos normais de e para a Europa para a próxima semana, mas seria reduzir a capacidade para a Europa em cerca de 50% em abril.

Americano também disse que estava cortando capacidade internacional em 34% para a temporada de viagens de verão e acelerando a aposentadoria de seu Boeing Co (BA.N) 757 e 767 aviões.

A Delta Air Lines também disse que reduziria significativamente sua programação EUA-Europa após domingo, enquanto continua atendendo à demanda dos clientes.

A operadora aeroportuária alemã Fraport (FRAG.DE) disse na sexta-feira (13), que o número de passageiros em seu principal aeroporto de Frankfurt caiu cerca de 30% na primeira semana de março devido à epidemia de coronavírus.

“Temos que assumir que o forte declínio nos volumes de tráfego aéreo continuará durante as próximas semanas e meses”, disse o CEO Stefan Schulte em comunicado.

A Air France KLM SA (AIRF.PA) disse na sexta-feira que havia sacado 1,1 bilhão de euros (US $ 1,2 bilhão) em sua linha de crédito rotativo para ajudar sua posição financeira.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), um grupo global da indústria que representa companhias aéreas, instou os governos a considerar a possibilidade de estender linhas de crédito, reduzir custos de infraestrutura e cortar impostos.

Na semana passada, a IATA estimou que a crise poderia aniquilar cerca de US $ 113 bilhões em receita da indústria, numa previsão que não incluía a repressão dos EUA às viagens pela Europa.

“Existe uma grande preocupação de que haverá um aumento das falências de companhias aéreas em 2020, devido às consequências do coronavírus”, disse Helane Becker, analista da Cowen.

“Esperamos que alguns governos participem para ajudar algumas companhias aéreas, mas no final esperamos que mais companhias falhem este ano que no ano passado”, disse ela em nota aos clientes, citando dados do Cirium de que 41 companhias aéreas com 324 aeronaves faliram no ano passado.

A companhia aérea Norwegian Air Shuttle ASA (NWC.OL) informou na quinta-feira que cortaria 4.000 voos e demitiria temporariamente metade de seus funcionários devido ao surto de coronavírus.

O governo indiano disse que estenderia o prazo para apresentação de ofertas antecipadas para a companhia aérea estatal Air India até 30 de abril, em parte devido à situação do vírus.

ÁSIA-PACÍFICO BATIDO

A Virgin Australia Holdings Ltd (VAH.AX), o Aeroporto Internacional de Auckland Ltd (AIA.NZ), o Flight Center Travel Group Ltd (FLT.AX) e a Corporate Travel Management Ltd (CTD.AX) disseram que receberiam ganhos com ganhos de viagens reduzidas exigem.

A companhia aérea número 2 da Austrália, a Virgin Australia, disse que ofereceria tarifas reduzidas e cortaria alguns vôos de Sydney para Los Angeles, à medida que a demanda por viagens no Pacífico diminuía.

“Você vai ver-nos continuar a ser muito disciplinado com capacidade com a evolução da situação,” Virgin Australia Chief Executive Paul Scurrah a repórteres, repetindo comentários semelhantes por rival Qantas Airways Ltd (QAN.AX) no início da semana.

A Virgin and Flight Center se juntou a uma lista crescente de empresas de viagens, que inclui as grandes companhias aéreas dos EUA, que estão congelando contratações, interrompendo bônus de executivos e oferecendo licença não remunerada.

Cingapura negará a entrada ou o trânsito de segunda-feira para visitantes que estiveram na Itália, França, Espanha ou Alemanha nos últimos 14 dias, informou o Ministério da Saúde na sexta-feira.

No início do dia, o Aeroporto de Changi de Cingapura anunciou que a capacidade de assentos para o mês de março havia caído quase 30% em relação ao originalmente planejado.

O analista da CGS-CIMB, Raymond Yap, disse que a disseminação global do vírus significou que a queda na demanda por voos regionais da Singapore Airlines Ltd (SIAL.SI) provavelmente se espalharia para vôos de longo curso, prejudicando a taxa de aceitação nos lucrativos negócios e cabines de primeira classe.

As empresas japonesa ANA Holdings Inc (9202.T) e Japan Airlines Co Ltd (JAL) (9201.T) fecharam 7,6% e 13% abaixo, respectivamente.

A JAL disse que cortaria 1.468 vôos domésticos entre 20 e 28 de março, devido à menor demanda, porque os eventos esportivos e culturais foram suspensos no Japão.

A ANA cortará o número de vôos diários do Japão para Los Angeles e Nova York e reduzirá as operações para outras cidades na América do Norte a partir de segunda-feira, informou a empresa. Ele também disse que haverá menos vôos para a Europa, incluindo França, Alemanha e Bélgica.

RB

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