por Regina Amorim
Todos os dias temos a oportunidade de aprender e criar uma vida melhor para si e para as pessoas. Princípios, valores e direção podem ser o melhor caminho para explorar o melhor de si e colocá-lo a serviço do universo. Entretanto, muitas vezes coisas óbvias e evidentes fogem da nossa percepção e deixamos de perceber os problemas que nos ameaçam ou as grandes oportunidades e as parcerias que nos rodeiam e nos levam ao crescimento.
Muitas vezes focamos numa estratégia que está dando certo e deixamos de perceber as mudanças que acontecem à nossa volta e que podem ser uma ameaça ao futuro. E se quiser mudar esses resultados, precisa desenvolver a sua capacidade de questionar. “Isso que estou fazendo hoje, contribui em que para o meu futuro? ” Qual será a principal razão pela qual as pessoas raramente mudam?
Embora transformar vidas seja uma situação desejada é algo muito desafiador na realidade. Se queremos mudar, precisamos sair do modelo mental linear e tradicional para um modelo mental criativo de crescimento. É preciso ter foco em experiências significativas, para superar adversidades, criar oportunidades e prosperar na vida. O seu exemplo pode inspirar outras pessoas que estão começando a sua jornada.
Para melhorar a sua vida você só precisa adotar alguns princípios e decisões essenciais, encontrando o caminho mais viável e assertivo de impactar o mundo ao seu redor. Isso envolve a habilidade de refletir, planejar, resolver problemas, compreender ideias complexas, aprender rápido e desenvolver experiências inovadoras.
O cenário dos negócios está cheio de ideias incríveis que não foram à frente pela falta de uma convicção forte, para resistir às opiniões contrárias de outros indivíduos, ou seja, a maneira como pensamos sobre nós é muito mais importante do que qualquer outro fator. A autoimagem é sempre um reflexo de uma ideia que se tem sobre si mesmo.
Momentos marcantes reconstroem a compreensão de nós mesmos e do território em que vivemos. Momentos em que as pessoas descobrem a verdade sobre seu líder e passam a acreditar nelas mesmas. Momentos de insight captam o nosso melhor e podem nos projetar no cenário dos negócios. Portanto, saia da rotina para construir experiências memoráveis e inspiradoras. Estudos mostram que a confiabilidade, a segurança e a competência atendem às expectativas dos clientes, mas bom mesmo é superá-las e surpreender os consumidores.
Criar momentos que surpreendem envolve prazeres sensoriais e desafia as expectativas alheias sobre uma experiência. Um estudo sobre avaliação de hotéis constatou que, quando os hóspedes relatam a experiência de uma surpresa agradável, 94% desses hóspedes recomendam o hotel para outras pessoas.
O simples serviço de um cafezinho acompanhado de um chocolate de menta, um pedacinho de rapadura ou uma palha italiana, pode ser uma surpresa agradável para o cliente. Voltando ao mesmo local, uma semana depois, o cliente tem a expectativa do serviço do cafezinho, mas se for suspenso o serviço como foi anteriormente, é fácil imaginar a insatisfação e a reclamação do cliente.
Uma surpresa agradável é um princípio fundamental em qualquer negócio, principalmente nas experiências turísticas. Momentos de insights proporcionam transformações. Entretanto, esses insights para gerar surpresas agradáveis acontecem vivenciando o território, fazendo algo ativo e imersivo, compreendendo os costumes e os saberes da comunidade, questionando o estado das coisas, para buscar novas ideias, experiências com histórias memoráveis. O fator novidade, que é sair do lugar comum, pode ser a chave para a explosão da memória. A novidade da surpresa muda a nossa percepção e alonga o tempo da experiência.
Encarar a realidade é fixar a mente em algo e pensar criativamente. Aprender quem somos, o que queremos e do que somos capazes é um processo de autocompreensão, por toda a vida. É fácil gerar experiências memoráveis, desde que se considere o apelo sensorial, os insights da novidade, o fortalecimento das conexões, o aprofundamento dos laços de amizade. Enfim, o que determina a maneira como nos relacionamos com as circunstâncias e o que define nossos resultados é o nosso modo de pensar.
Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE – Paraíba