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Campanha do Pão de Açúcar para Dia Internacional da Mulher traz protagonismo feminino na produção sustentável

A força das mulheres Baniwa foi a história escolhida pelo Pão de Açúcar para a homenagem do (8) de março de 2020 - Foto: Divulgação

Pimenta Jiquitaia Baniwa é cultivada exclusivamente por mulheres indígenas do Amazonas

Confira o filme da campanha:

“Mais forte que a pimenta Jiquitaia, só as mulheres Baniwa”. Com esse mote, o Pão de Açúcar apresenta sua campanha de celebração para o Dia Internacional da Mulher com base em uma história de protagonismo e empreendedorismo de mulheres que vivem no noroeste do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana). Nessa região, a pimenta Jiquitaia Baniwa é cultivada exclusivamente por mulheres do povo indígena Baniwa e se transforma em um produto que é resultado de um processo de plantio sustentável, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento de toda a região. O fruto dessa produção já está à venda em sete lojas do Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo, com a previsão de expansão para outras unidades em breve, e está inserida dentro do programa Caras do Brasil da rede de supermercados, que valoriza a riqueza de sabores e os alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores nacionais.

Essa força das mulheres Baniwa foi a história escolhida pelo Pão de Açúcar para a homenagem do (8) de março deste ano porque exemplifica como as mulheres estão protagonizando práticas de produção sustentável ao mesmo tempo em que transformam as suas comunidades por meio dessas iniciativas. A renda obtida com a venda da Pimenta Jiquitaia é repassada para cerca de 80 produtoras e gerentes das Casas da Pimenta, que formam uma rede de unidades de beneficiamento e envase em comunidades da bacia do Rio Içana.

“A história das mulheres indígenas Baniwa é uma fonte de inspiração para todas nós. Essas mulheres lideraram o processo de produção das pimentas jiquitaias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade Baniwa”, relata Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. O produto está à venda em sete lojas da rede na cidade de São Paulo (Jardim Paulista, Real Parque, Clodomiro Amazonas, Ricardo Jafet, Sócrates, Shopping Iguatemi e Praça Panamericana) a R$ 29,90 o pote de 15g.

A campanha da marca para o 8 de março deste ano, produzida em parceria com a agência BETC/Havas, aproveita a chegada da pimenta Jiquitaia Baniwa às gôndolas da rede para contar essa história em detalhes com um filme, que conta com versões de 30″ e de 60”, e que irá ao ar no intervalo da novela ‘Amor de Mãe’, da TV Globo, na noite do sábado dia 7/3. Na peça, as mulheres indígenas Baniwa têm o seu trabalho valorizado, com o retrato do dia a dia do cultivo da pimenta, o seu processo produtivo e o caminho percorrido para que os produtos cheguem até as gôndolas das lojas em São Paulo. O roteiro da peça é todo construído a partir de palavras femininas, potencializando a mensagem de valorização das mulheres. Além do filme para a televisão, a campanha, que conta com imagens cedidas pelo ISA – Instituto Socioambiental, terá um desdobramento para o universo digital com uma série de peças para redes sociais.

Os Baniwa são um povo indígena de língua Aruaque, com uma população estimada de 15 a 18 mil pessoas. Vivem em cerca de 200 comunidades e sítios, como parte do complexo cultural do noroeste amazônico, nas cabeceiras da bacia do Rio Negro, entre Brasil, Colômbia e Venezuela. No Brasil, os Baniwa são os ocupantes milenares da bacia do Rio Içana, onde estão localizadas 95 comunidades e sítios que abrigam entre 7 a 8 mil pessoas. Saiba mais sobre os Baniwa no site Povos Indígenas do Brasil AQUI.

Ficha Técnica:

Título: Dia das Mulheres Pão de Açúcar

Agência: BETC/Havas
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
Direção Executiva de Criação: Andrea Siqueira
Direção de Criação: Romolo Megda
Criação & Conteúdo: Paula Junqueira e Daniel Zappa
Marcas & Negócios: Mônica Moraes, Raquel Hipólito e Octavio Palencia
Estratégia e Dados: Agatha Kim, Dannyllo Silveira e Gabriel Lopes
Canais & Engajamento: Carla Gagliardi, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez e Katia Rosa
Diretora de Produção Integrada: Anna Ferraz
Produção Filme: Juliana Arantes
Montagem e finalização: Tiago Hasegawa
Produtora de Audio: Shuffle Audio
Produtor executivo: Henrique Ruiz Nicolau
Atendimento: Renata Prado
Aprovação do cliente: Othon Vela, Camila Assis, Aline Sampaio, Milene Mendes e Camila Molezine

Assessoria

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