Carregando...
Turismo

Café Sebrae de Negócios impulsiona nova fase do turismo na Paraíba

Encontro articulou empresários e gestores públicos em torno de parcerias para fortalecer o turismo no interior da Paraíba - Foto: Ale Lontra

Encontro reuniu empresários gestores públicos e operadoras para apresentar metas do programa Turismo Criativo e Colaborativo até 2026

Empresários do setor do Turismo, prefeitos, secretários municipais, artesãos, Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) e representantes do sistema financeiro participaram do Café Sebrae de Negócios, encontro promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Governo da Paraíba para alinhar estratégias e acelerar a execução do programa Turismo Criativo e Colaborativo, que pretende estruturar rotas integradas e inserir 2 mil pequenos negócios no mercado formal do turismo até 2026, conforme planejamento apresentado.

O evento foi idealizado pela gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, após perceber a alta demanda por reuniões e articulações enquanto esteve em férias. Ao retornar, decidiu concentrar em um único encontro representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada para reforçar os objetivos do programa, apresentar resultados iniciais e detalhar as metas previstas para os próximos meses.

Entre os participantes estavam instituições financeiras como o Banco do Nordeste, a D´Luna Operadora de Turismo, Brazil Travel Market (BTM), ABAV PB, ABRAJET PB e ABIH PB, empresas de eventos, consultores, associações, artesãos, prefeitos, secretários municipais e os Agentes de Roteiros Turísticos que atuam diretamente na formatação de experiências no interior paraibano.

Durante a programação, os convidados puderam se apresentar e assistir a apresentação do programa e aproveitaram os intervalos para networking em torno do café servido no local. A dinâmica foi pensada para estimular conexões práticas entre quem oferta produtos turísticos e quem pode apoiar sua estruturação, financiamento e comercialização, criando oportunidades de parcerias imediatas.

No encontro, foram apresentados os eixos do programa Turismo Criativo e Colaborativo, que prevê atuação nos 223 municípios da Paraíba inseridos no Mapa da Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, com ações de capacitação, consultorias especializadas, missões empresariais, famtours/fampress, rodadas de negócios e a promoção de mais de 70 rotas e roteiros turísticos em feiras nacionais e eventos do setor.

Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba – Foto: Ale Lontra

“Nosso foco é levar desenvolvimento para todos os territórios, fortalecer os pequenos negócios e transformar potencial em produto turístico estruturado. Quando colocamos empresários, gestores públicos, bancos e operadores sentados à mesma mesa, o resultado é mais rápido, mais consistente e com impacto real para os municípios”, destacou Regina Amorim.

Também fazem parte das metas a ampliação do faturamento médio dos pequenos negócios atendidos, a adoção de práticas ESG em centenas de empresas, a elaboração de planos regionais de turismo e a consolidação de um catálogo estadual de experiências turísticas para comercialização em plataformas do mercado.

A estratégia busca interiorizar o fluxo de visitantes, reduzir a concentração no litoral e transformar potencialidades locais em produtos turísticos organizados, com foco em sustentabilidade, economia criativa e fortalecimento das comunidades anfitriãs.

Segundo Regina Amorim, novos encontros devem ocorrer ao longo de 2026 para monitorar os avanços do programa, ampliar a rede de parceiros e consolidar a Paraíba como destino competitivo no cenário nacional e internacional.

Alessandra Lontra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Pular para o conteúdo
Send this to a friend