Carregando...
GastronomiaNotícias

Atura entrega primeiras mudas do projeto Rota do Café Gourmet

Colheita do café arábica - Crédito: Freepik

A produção de café gourmet em Areia já começa a “colher” resultados

Ontem, dia (13) de março, foram entregues as primeiras mudas do projeto Rota do Café Gourmet, uma iniciativa da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB (Atura), que visa resgatar a produção de café em Areia, e conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus Areia), por meio do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais – CCA/UFPB.  A iniciativa tem como objetivo o resgate e a valorização da produção de café na região de Areia e do Brejo paraibano, mas não mais em larga escala, e sim um café gourmet, além de promover o turismo gastronômico na região.

As primeiras mudas foram entregues ao Sr. Hélio Cobe, produtor do município de Matinhas, que levou 250 mudas de café. Diego Melo, do Engenho Várzea do Coaty, que fica na zona rural de Areia, também já adquiriu 400 mudas. A ideia e fazer com que diversos produtores de Areia e da região do Brejo, produzam cafés de alta qualidade, cultivados em pequenas propriedades e de forma sustentável. Outros produtores de Areia e da região do Brejo estão prestes a receber mais mudas.

Em breve, a Rota do Café Gourmet  será iniciada, e Areia, além do título da Capital Paraibana da Cachaça, também poderá vir a ser conhecida como a Capital Paraibana do Café Gourmet!

O projeto de retomada da cafeicultura em Areia e no Brejo paraibano conta com o desenvolvimento de uma unidade demonstrativa na UFPB – Campus Areia e o plantio de novos experimentos na Fazenda Chã de Jardim (Areia – PB), com variedades de café arábica a exemplo do Mundo Novo, Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Bourbon Amarelo.

A ideia é num futuro próximo, por meio da rota, turistas e visitantes possam conhecer de perto o processo de produção do café, desde a colheita até a torra e degustação, e experimentar diversas variedades de café gourmet, que são cultivados em altitudes que variam de 500 a 1.000 metros acima do nível do mar, em solos férteis e climas ideais para o cultivo.

Além disso, com a rota em funcionamento, Areia e os demais municípios da região do Brejo, que integram o projeto da Rota do Café Gourmet pretendem oferecer aos turistas e aos visitantes diversas opções de restaurantes e cafeterias que servirão pratos e bebidas que utilizarão o café gourmet como ingrediente principal, como bolos, tortas, sorvetes, licores, coquetéis entre outros.

O café, tão presente em nosso dia a dia, é comercializado em diversas versões, mas quem experimenta a bebida em sua versão gourmet comprova que a diferença é inigualável, uma vez que o grão moído na hora é livre de impurezas, o que garante a sua qualidade.

A rota será uma oportunidade única para turistas e visitantes descobrirem novos sabores e conhecerem mais sobre a cultura do café gourmet em Areia e na região do Brejo. Além disso, a iniciativa também valoriza a produção local e contribui para o desenvolvimento da economia da região.

O Projeto Rota do Café Gourmet é uma iniciativa que promove o turismo gastronômico na região, valoriza a produção de café gourmet e contribui para o desenvolvimento econômico local, proporcionando aos turistas e aos visitantes uma experiência única e saborosa.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *