A Associação de Culturas Gerais (ACG) é uma das selecionadas no edital do Festival SPFW + Regeneração com o case da Rede de Assentamentos Criativos da Paraíba e irá participar da 52ª edição do maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontecerá, de forma presencial e digital, de (16) a (20) de novembro. Nevinha Silva e Vânia Santos, são as empreendedoras sociais que representam oss assentamentos criativos de Tambaba e Oziel Pereira, respectivamente, no Litoral Sul e Brejo da Paraíba. O objetivo do edital do Festival SPFW + Regeneração foi criar uma potente conexão para transformação sustentável-social, a partir de uma visão plural, colaborativa e inclusiva, e revelar processos regenerativos que já estão acontecendo em todo o país, destacando a multiplicidade dos territórios criativos.
A ACG foi uma das selecionados entre 49 projetos do edital do Festival SPFW + Regeneração. Com isso, as coordenadoras do Projeto, juntamente com Nevinha Silva e Vânia Santos farão uma jornada imersiva de aprendizagem e cocriação, contando com a colaboração de renomados estilistas brasileiros. As mentorias acontecerão entre setembro e novembro e incluem encontros telepresenciais, onde serão trabalhados sete produtos, incluindo produção de “loiças”, sandálias de couro de bode, bijuterias, crochê, produtos de algodão colorido e doces caseiros, que serão apresentados e comercializados na 52ª edição do festival de moda São Paulo Fashion Week (SPFW).
Para a CEO e fundadora da ACG, Mirian Rocha, os projetos selecionados representam “o que há de mais genuíno na produção artesanal brasileira. São produtos frutos de saberes e fazeres tradicionais do país que estarão na vitrine sob um novo olhar”. A ideia, segundo Mirian, é apresentar ao mundo um resultado surpreendente, por meio das lentes das novas economias e fortalecidas pela fluxonomia4D.
De acordo com a consultora em turismo e marketing digital, Bruna Neiva, coordenadora-geral do projeto, o trabalho de inserção das comunidades no mundo digital foi fundamental para a construção da Rede, como a criação de um perfil no Instagram e a produção de lives e conteúdos diários, em um processo de aprendizagem contínuo.
“Foi gratificante mobilizar pessoas com tanta expertise e sabedoria de sua própria cultura, mas que tinham como principal objeção o medo da internet. Hoje, elas são protagonistas da própria história, conectadas com o mundo”, disse Bruna.
Desde o seu lançamento pela ACG, em julho desse ano, a Rede de Assentamentos Criativos da Paraíba vem ganhando parceiros ligados às diversas atividades da cadeia produtiva do turismo, incluindo os próprios turistas e visitantes que, por meio das redes sociais, “abraçaram” o Projeto e vêm ajudando a divulgar e promover os produtos e serviços ofertados nos assentamentos, envolvendo todos nessa grande rede digital e colaborativa, capaz de levar ao mundo a importante regeneração que o Turismo de Vivências e Experiências pode proporcionar ao território.
Como funciona a Rede de Assentamentos Criativos da Paraíba
No Assentamento Tambaba, no município do Conde (PB), Nevinha recebe diariamente turistas de todas as partes do mundo que se encantam e gravam depoimentos em vídeos sobre a experiência de conhecer a produção associada do assentamento, reunida em uma espécie de shopping rural, no Litoral Sul.
Toda a família de Nevinha participa ativamente do processo global de produção, comercialização e divulgação dos produtos, desde os doces caseiros, cachaças, bijuterias, moda em crochê até a gravação de vídeos para as redes sociais.
No Brejo paraibano, no Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio (PB), Vânia e sua família comandam, em parceria com a comunidade local, a produção de “loiças” (peças em cerâmica), licores, sandálias e acessórios em couro de bode, peças em algodão colorido e cultivo e venda de plantas exóticas da região.
Além da produção colaborativa, Vânia lidera um projeto social voltado ao ensino de música para os jovens da comunidade, incluindo violão e sanfona – o “Sons da Tapera” -, que hoje já se tornou tradição na Comunidade.
As líderes empreendedoras Vânia e Nevinha não se conheciam antes da formação da Rede de Assentamentos Criativos da Paraíba. Hoje, elas permutam os seus produtos, cuja base do contrato é a confiança. Além da vitrine mútua, onde cada uma expõe e comercializa os produtos da outra, as empreendedoras paraibanas estimulam os turistas a visitarem os assentamentos parceiros.
Sobre a Metodologia
A Rede de Assentamentos Criativos da Paraíba é um projeto piloto criado em plena pandemia, de forma online, e foi escrito pela CEO, Mirian Rocha e pela presidente, Veruska Santos, ambas da Associação de Culturas Gerais (ACG), com coordenação-geral da consultora em turismo e marketing digital, Bruna Neiva, que uniram o turismo de vivências e experiências à fluxonomia 4D e suas novas economias: criativa, colaborativa, compartilhada e multivalor, e criaram uma nova metodologia chamada Fluxo Compartilhado Digital da Produção Associada ao Turismo.
A metodologia Fluxo Compartilhado Digital da Produção Associada ao Turismo trabalha na formação de parcerias colaborativas entre produtores criativos locais, transformando-os em protagonistas do próprio empreendimento, contribuindo, assim, para a geração de renda, impactando de forma positiva e responsável o destino turístico.
A ACG pretende levar essa metodologia inovadora e disruptiva para outros destinos do país, já tendo iniciado esse processo de expansão por Minas Gerais. Pois além da Rede paraibana, entre os 49 selecionados no edital do Festival SPFW + Regeneração, também está outro projeto desenvolvido pela ACG. Trata-se da Cooperativa Mista de Trabalho Minha Casa, formada por 13 associações e três coletivos de cidades mineiras – Ouro Preto, Mariana e Barra Longa.
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Alessandra Lontra