Nova ferramenta conecta gestores e parceiros do Programa de Regionalização e promete agilidade, diálogo e mais integração na gestão do turismo brasileiro
O turismo brasileiro ganhou um novo canal de conexão direta. O Ministério do Turismo lançou um atendimento oficial via WhatsApp para aproximar gestores públicos, Instâncias de Governança Regional (IGRs) e conselhos municipais. A iniciativa pretende fortalecer a regionalização, agilizar o suporte técnico e transformar a comunicação entre o MTur e quem está na linha de frente do desenvolvimento dos destinos.
A ferramenta já está disponível pelo número (61) 2023-7261 e será o principal meio de contato entre o Ministério do Turismo (MTur) e os parceiros do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O canal centraliza informações e esclarece dúvidas sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, Categorização, Governanças Regionais e Planos de Desenvolvimento Territorial do Turismo.
O serviço é voltado para interlocutores estaduais, gestores municipais, Instâncias de Governança Regional (IGRs), Conselhos Municipais de Turismo, representantes do trade turístico, organizações do terceiro setor e demais agentes que integram a rede nacional de regionalização.
A secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, destacou que a medida é um passo importante na modernização da gestão pública.
“A modernização da gestão pública passa por ferramentas que aproximem o governo da sociedade e dos gestores locais. Esse canal nasce para fortalecer a regionalização e apoiar os municípios brasileiros na construção de destinos mais estruturados, inovadores e sustentáveis. Estamos investindo em apoio técnico, diálogo e inteligência para que o turismo continue sendo um vetor de desenvolvimento em todas as regiões do país”, afirmou.
Para a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, o canal reforça o compromisso do MTur com a descentralização e o fortalecimento das governanças regionais.
“A regionalização é uma das bases para o desenvolvimento turístico do Brasil. Com esse canal direto, queremos aproximar ainda mais o MTur dos gestores locais, garantindo orientação qualificada, respostas mais rápidas e maior integração entre estados, regiões e municípios. Nosso objetivo é apoiar quem está na ponta, onde o turismo realmente acontece”, destacou.
O canal começará a operar já na próxima semana, com suporte técnico contínuo e ações de comunicação articuladas com as redes estaduais e regionais do PRT. A iniciativa integra uma estratégia nacional de governança participativa, que busca fortalecer a cooperação entre os diferentes níveis de gestão e ampliar a eficiência das políticas públicas de turismo.
Com o WhatsApp institucional, o Programa de Regionalização do Turismo dá mais um passo rumo a um modelo de gestão colaborativo, acessível e conectado à realidade dos territórios. Mais do que uma ferramenta digital, o novo canal simboliza um turismo que se comunica, compartilha e cresce junto com quem faz o Brasil acontecer, município por município, destino por destino.
Alessandra Lontra


 
		 Pular para o conteúdo
		Pular para o conteúdo