Área ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o primeiro trimestre de 2022 com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados
O setor de economia criativa, que reúne cultura, design, arquitetura, artesanato, entre outras especialidades profissionais, vem crescendo no Brasil. Com a pandemia, muitas pessoas resolveram transformar o que até então era um hobby ou uma renda complementar, em trabalho, se aventurando nesse mercado. Segundo dados do Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural a área ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o primeiro trimestre de 2022 com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões verificados no primeiro trimestre de 2021.
O movimento DIY (Do it Yourself), ou “Faça você mesmo”, em português, também afetou positivamente o crescimento desse setor. Como o próprio nome diz, se refere a trabalhos, na maioria das vezes manuais, que a pessoa mesmo pode fazer do zero, sem precisar comprar pronto, como uma bolsa, uma roupa ou artigos de decoração.
Bruna Denise, de 30 anos, servidora pública, é um bom exemplo de como as pessoas têm entrado nesse mercado para ganhar dinheiro. Durante a pandemia começou a fazer bolsas por diversão e hoje tem uma loja online onde vende suas peças: “Eu comecei a fazer para mim, mais para me distrair, já que estávamos muito tempo em casa, mas amigas e conhecidas começaram a elogiar e querer também, então decidi abrir a loja online e vender as bolsas. Fez sucesso e hoje uso a loja como uma segunda renda”, explicou ela
Assim como ela, na Paraíba, há um uma gama de profissionais artesãos atuando na área e impactando outros setores da economia. O comércio de matéria-prima e insumos para artesanato e costura criativa, por exemplo, vem ganhando destaque.
“Percebemos que o movimento ‘faça você mesmo’, é realmente uma tendência. Desde a pandemia temos percebido que cada vez mais pessoas têm procurado mais os insumos para fazer elas mesmas bolsas, trabalhos de costura e decoração. Apenas no último ano tivemos um crescimento de vendas de 30%” explicou o Guilherme Gonçalves, Gerente de Marketing da Casas Leo, empresa especializada em atacado e varejo de matéria-prima para decoração, comunicação visual, artesanato e muito mais.
A empresa recentemente fez um movimento de ampliação da sua presença na Paraíba, com abertura de uma nova loja em João Pessoa, oferecendo soluções diferenciadas para profissionais, empresas e consumidores finais. Com um layout de loja diferenciado, com destaque para os grandes expositores exclusivos e produtos dos melhores fornecedores, a loja apresenta tendências para cada segmento de atuação, com o maior mix de produtos da região. A Casas Leo também oferece pronta entrega, garantindo o abastecimento de empresas, profissionais, pequenos empreendedores e artesãos que precisam de insumos para atender suas demandas, com preço competitivo e condições facilitadas de pagamento.