Em evento realizado no Palácio do Bandeirantes, nessa quinta-feira (16), com a presença do governador João Doria e do secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, foram liberados R$ 400 milhões para obras e melhorias de infraestrutura de 210 cidades turísticas do Estado de São Paulo, sendo 70 estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs).
Os recursos são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens. Além de deixar as cidades turísticas mais bem preparadas, as obras ajudam na manutenção de empregos em outros setores, como construção civil, transportes e comércio em geral. Desde 2019, já foram liberados R$ 527 milhões para as cidades turísticas.
Capacitação
Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Viagens e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) assinaram um termo de parceria para capacitar empresários e agentes públicos para obtenção de crédito para a retomada dos negócios. O programa é dividido em atividades presenciais, híbridas e online, com consultorias individualizadas, que cobrirão as 49 regiões turísticas do estado.
“Empresários e mesmo as prefeituras têm dificuldade para entender e acessar linhas de crédito. A parceria com o Sebrae foi estruturada para deixar todos mais bem preparados para a retomada dos negócios”, destacou o secretário Vinicius Lummertz.
Os atendimentos terão início na segunda quinzena de janeiro. Serão três eixos: mobilizar e sensibilizar os empresários do setor sobre o programa e a disponibilidade de linhas disponíveis no mercado; capacitações, consultorias individuais e oficinas para elaboração de projetos; e orientação com foco no acesso ao mercado, oferecendo ferramentas para a formatação de produtos turísticos competitivos.
Rotas Gastronômicas
Também foram apresentadas duas regiões do programa Rotas Gastronômicas SP: Vale do Ribeira e Vale do Paraíba & Mantiqueira. A iniciativa vai mapear sete regiões do estado para divulgação e fortalecimento da cadeia culinária local.
Em cada rota são mapeados empreendedores com base em representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade de acesso dos turistas à produção rural.
M&E