Carregando...
NotíciasTurismo

Santura e entidades da sociedade organizada de Santa Luzia (PB) firmam parceria

Reunião da Santura, em Santa Luzia (PB) - Crédito: Duvulgação

Visando o resgate do processo participativo no desenvolvimento do território, a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), conseguiu reunir pela primeira vez, entidades de classe para uma reunião de alinhamento

A reunião aconteceu nesse sábado, dia (6) de março, das 18h às 20h, com a participação de representantes da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Câmara de Dirigentes Lojistas, seccional Santa Luzia (CDL-SL), do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL) e do Café Cultura, além de convidados, representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo da reunião foi construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre a Santura e as entidades, onde o diálogo e o fortalecimento da rede empresarial, cultural, social e ambiental do município de Santa Luzia (PB), fosse priorizado. A parceria visa também, convergir as ações em prol do desenvolvimento sustentável e responsável do município.

Durante a reunião, a presidente da Santura, Regina Amorim, fez uma apresentação inicial sobre a importância de se fortalecer a rede de desenvolvimento territorial sustentável, e também abordou as prioridades no século XXI, e falou sobre o cenário econômico atual, que sinaliza para o trabalho de forma colaborativo, despertando a consciência coletiva e influenciando de forma positiva o desenvolvimento de um território.

Regina Medeiros Amorim

Regina Amorim disse que “a visão da cultura como um dos pilares da economia criativa, é fundamental para viabilizar futuros!”

Finalizando a sua apresentação, a presidente da Santura convidou os participantes presentes a uma reflexão sobre como é estratégica essa parceria, pois os municípios cada vez mais, necessitam de empreendedores criativos para dinamizar a economia, desenvolver projetos e gerar empregos e renda, alavancando assim, o desenvolvimento econômico, sustentável e social das comunidades.

Também foram discutidos na reunião, os pontos positivos e negativos do Complexo Eólico, bem como seus impactos para o município de Santa Luzia.

Outro assunto da pauta da reunião, foi a participação do município, na Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões, que está sendo criada pelo Fórum de Turismo Vale dos Sertões, o qual Santa Luzia faz parte. Foi destacado também, o apoio prometido do Ministro do Turismo, Gilson Machado a Rota, pleiteado por meio do deputado Federal Efraim Filho (DEM-PB). A Rota irá beneficiar 10 municípios, entre eles: Água Branca, Ibiara, Maturéia, Pedra Branca, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento e São Mamede. Todos eles, fazem parte da região turística “Fórum de Turismo Vale dos Sertões”, que compõem o Mapa do Turismo da Paraíba e do brasileiro.

Para finalizar a reunião, dentre os encaminhamentos propostos, foi criada uma comissão de estudos sobre a Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio, a constituição de um novo Conselho Municipal de Cultura, que seja representado por entidades formalizadas. Para essa ação, foi apontado que se faz necessário contar com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Também foi discutido a necessidade de se proteger os mananciais de águas de Santa Luzia. Para isso, ficou acordado do GT obter informações junto ao Ministério Público Federal sobre o Código Florestal, que é responsável por proteger a biodiversidade e os recursos hídricos.

A próxima reunião ficou agendada para ser realizada no dia (13) de março, sábado, das 19h às 20h, de forma online, com a participação das diretorias e dos filiados da Santura, CDL, IHGSL, Café Cultura, além das entidades convidadas: IPHAEP, UFPB, IFPB e do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA)

Alessandra Lontra

 

 

 

 

 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *