Feira destaca produções artesanais, como queijo de manteiga e rapadura, e fortalece a conexão entre pequenos produtores e o ecossistema turístico
Além de proporcionar negócios e troca de experiências, a 20ª edição da RuralTur oferece aos participantes vivências culturais que exploram o turismo rural e a gastronomia regional. Em espaços como o Mercado Origem Potiguar, a Arena Gastronômica e os estandes, os visitantes podem degustar, adquirir e até acompanhar a fabricação de quitutes regionais, tanto tradicionais quanto inovadores.
Na Arena Gastronômica, o público tem a chance de conhecer o processo de produção de alimentos. No primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (21), foi demonstrada a produção do queijo de manteiga artesanal, conduzida por Galego da Serra, de Tenente Laurentino, utilizando técnicas tradicionais.
Simultaneamente, destacou-se o preparo do doce alfenim, que encanta pelo processo artesanal conhecido como “puxa”, em que o mel de engenho é esticado até atingir o ponto ideal para modelagem. A iguaria foi apresentada pelo Engenho Quixabeira, que representou o município de Serra Grande, na Paraíba. Na sexta-feira (22), o espaço ofereceu oficinas sobre a produção de queijo e do doce filhós com mel.
No espaço “Mercado Origem Potiguar”, pequenos produtores expõem uma variedade de produtos regionais aos visitantes. Entre os expositores está a marca Delícias do Quandú, que comercializa biscoitos de nata e doces típicos. A empresa integra a Associação das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade do Quandú e Adjacências de Currais Novos, sendo também associada ao Geoparque Seridó, reforçando a conexão entre a produção local e o ecossistema de negócios do turismo regional.
Fátima Barros, presidente da Associação, explica que o grupo já tem 14 anos e foca no beneficiamento de produtos e na comercialização para melhorar a renda das 17 mulheres que integram o grupo. Além desses produtos, elas também possuem um comércio de alimentação, restaurante e ainda atuam na produção agrícola de frutas e hortaliças.
O estado do Ceará também se destaca no setor da gastronomia na feira de turismo rural com a empresa Engenho Tradição, que trabalha com a fabricação de rapaduras, cocadas e cachaças. Com mais de 80 sabores de rapadura, como mamão com coco e pistache com coco, a empresa se diferencia pela sua atuação no turismo.
Segundo Socorro do Engenho, como é conhecida a proprietária da empresa, desde 1992 ela decidiu inovar para manter seu negócio ativo, criando novas receitas de rapadura aliadas às frutas e atualmente tem como destaque a maior rapadura do mundo, com 15 toneladas, registrada no Guinness Book. “A gente é raiz. Fomos o primeiro engenho da região a abrir as portas para a visitação turística e hoje vemos um corredor turístico formado na região com outros engenhos. É gratificante fazer a inovação e incentivar outros a crescerem juntos”, relata Socorro.
RuralTur 2024
A 20ª edição da RuralTur, Feira Nacional de Turismo Rural, acontece de 21 a 23 de novembro, na cidade de Currais Novos, no Largo do Coreto O Guarani, em um espaço de 6 mil m². O evento, que reúne mais de 4 mil pessoas, conta com 50 estandes e expositores de 8 estados brasileiros. Realizado pelo Sebrae-RN, em parceria com o Governo do RN e a Prefeitura de Currais Novos, a feira está consolidada como referência no setor, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável das áreas rurais por meio de uma programação rica e diversificada.