A Rota Turística/Cultural Raízes do Brejo chega, neste final de semana, dias (18), (19) e (20) de novembro, a cidade de Dona Inês, localizada no Brejo paraibano, a 144 quilômetros de João Pessoa. Dona Inês quer mostrar que tem “Natureza, Sabores e Cultura na Serra”. O município é conhecido por seus atrativos na área rural, com lajedos, serras, matas e cachoeiras, muita cultura, gastronomia criativa, e, por isso, tem atraído turistas que buscam, na natureza e na cultura, aventuras e também contemplação e descanso.
A programação da rota Raízes do Brejo começa nesta sexta-feira, (18), às 15h, com o Torneio Feminino de Futsal, no Ginásio Bacurau. Às 19h, na rua Manoel Pedro, acontece a Feira de Artes e Gastronomia, e às 19h30, solenidade de abertura com a presença de prefeitos, convidados e o público. Em seguida começam os shows musicais com Beto Pohlux, Banda Feras e Lindo Silva Forrozeiro.
No sábado, (19), a programação começa às 7h, com passeio, piquenique, rapel e trilha na Mata do Seró. Às 15h30 acontece uma corrida de rua de 7,5 quilômetros com concentração na Praça do Trabalhador. Às 19h começa a Feira de Arte e Cultura e, em seguida, shows com Neco Lobão, Michele Andrade e Paulino e Banda.
No domingo, (20), às 7h, com concentração no balneário Parque das Águas, acontece a Ciclotur, disputa de ciclistas em 30 quilômetros passando pela Mata do Seró, Açude do Mulungu e Comunidade Quilombola Cruz da Menina.
No Dia da Consciência Negra, (20) de novembro, o município de Dona Inês preparou, dentro da programação do Raízes do Brejo, o Festival Quilombola, na Comunidade Quilombola Cruz da Menina.
Às 8h acontece a I Feira Quilombola, com empreendedoras do BNB Comunitário. Ao meio dia tem a Feijoada Completa, que será vendida ao custo de R$20. Às 15h30 acontece a roda de conversa: Racismo , intolerância religiosa e violência nos quilombos do Brasil, com Bianca Quilombola e convidados. A partir das 16h tem apresentações culturais. O pôr do sol será acompanhado pela Banda de Pífano de Dona Inês, às 17h. Às 18h haverá desfile da Beleza Negra, apresentação do grupo Oxumaré, Trio Forró do Bom e Marconinho Show.
Pontos Turísticos – O Museu Espaço da Memória, Ateliê do escultor Sérgio Teófilo, Igreja Matriz de 1852, o famoso cajueiro, local onde foi vista a Sinhá Inês e o seu companheiro negro, e a Comunidade Quilombola Cruz da Menina. O município de Dona Inês possui inúmeros locais de grandes atrativos naturais, entre eles a Pedra Lavrada, com altitude de 50m, a curiosa Cerca de Pedra, construção feita com pedras soltas pelos escravos, a Pedra de Chico Bento. Na comunidade de Boa Vista, chama a atenção a Pedra do Bico, formação rochosa onde duas pedras se sobrepõem. Na comunidade Lajedo Preto existe uma casa de farinha antiga e ainda em funcionamento, e as famosas marmitas do Lajedo Preto, formações em pedra com divisões esculpidas em baixo relevo pela natureza há milhares de anos. Isso sem falar nas cachoeiras do Letreiro e do Barrocão, e a Pedra do Letreiro, com inscrições rupestres datada de três mil anos. A mata do Seró é outro atrativo do município com trilhas demarcadas onde o turista pode conhecer espécies da flora, fauna, com 14 paradas com informações sobre animais extintos.
Na mata há área de piquenique, e para os amantes de esportes radicais é possível fazer rapel negativo na Pedra do Purgatório e a Trilha da Furna da Onça. Na área também está a cachoeira Salto do Seró, com 35 metros de altura. Outra indicação é o Roteiro dos Cânions do Rio Curimataú, que começa no Sitio Umari, passando pela Pedra do Letreiro, com observação de inscrições rupestres, formações rochosas, poços formados pela correnteza do rio em época das chuvas (maio a julho) que possibilita banhos de ofurôs naturais de água corrente.