A Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões será apresentada durante o Brazil Travel Market (BTM), maior evento de Turismo do Nordeste, no dia (22) de outubro, na Sala Sebrae, das 15h40 às 16h10, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE).
A Rota é um produto criado pelo Fórum de Turismo Vale dos Sertões e irá conectar os municípios de Água Branca, Jericó, Princesa Isabel, Santa dos Garrotes, Pombal, Teixeira, São Mamede, Catolé do Rocha e São Bento, que fazem parte do Fórum, a lugares incríveis, onde o cicloturista poderá pedalar em meio a natureza e por vias urbanas, e experienciar tudo o que o Sertão da Paraíba tem de melhor.
A proposta da Rota de Cicloturismo é aumentar o faturamento das pequenas empresas instaladas ao longo do percurso e atrair novos negócios, transformando a Rota num produto turístico capaz de desenvolver a região de forma econômica, social, cultural e ambiental.
A Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae (PB), Regina Amorim, disse que “os empresários da região, bem como os gestores públicos já se deram conta do grande potencial do Cicloturismo e da importância de se investir numa atividade capaz de atrair turistas da própria Paraíba, dos estados vizinhos e de diferentes regiões do país”.
“A Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões será capaz de atrair cicloturistas para a região, fora dos períodos de grandes fluxos, como os períodos de alta temporada e nos feriados. Com isso, vai diminuir a grande sazonalidade turística que existe, gerando mais empregos, renda e arrecadação de impostos para à população residente e para os municípios participantes da Rota”, complementou Regina .
Durante a palestra na BTM, Regina Amorim pretende enfatizar a importância do ciclista amador ou profissional, contatar um condutor de cicloturismo local, para que ele possa providenciar as reservas dos meios de hospedagens, bem como os locais de apoio e de aluguel de bicicletas, caso seja necessário. Até porque, alguns atrativos passam por propriedades particulares, e o condutor de cicloturismo local, se encarregará de comunicar os proprietários com antecedência.
Considerando os nove municípios que já aderiram a Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões, aos todo, o percurso já tem cerca de 450 km por estradas rurais e vias urbanas. Os ciclistas mais experientes poderão fazer a rota sozinhos, mas é sempre aconselhável contratar os serviços do condutor de Cicloturismo local, pois já conhece toda a região, o que tornará a sua experiência mais agradável.
Todos os empreendimentos participantes da Rota de Cicloturismo foram capacitados pelo Sebrae PB, assim como os condutores de cicloturismo, estão aptos a fazer o guiamento pelos atrativos e partilhar as experiências e histórias do lugar.
Segundo o Observatório de Cicloturismo da UFRJ, essa será a Primeira Rota de Cicloturismo do Nordeste do Brasil, de forma permanente, pois as demais estão localizadas no Sul e Sudeste.
Sobre a Rota
Em São Mamede, a hospedagem é na Vila de Picotes, localizada na zona rural, que dispõe de meio de hospedagem simples e restaurante regional. A Vila é muito conhecida pela sua encantadora vista para a Serra de Picotes, uma formação rochosa que se impõe na paisagem natural.
A Vila de Picotes possui uma beleza singular. As habitações, construídas há mais de cem anos, refletem o processo histórico vivido pela comunidade. Os traços arquitetônicos são guardados até hoje, inclusive o ano de construção está disponível na fachada de muitos dos prédios.
Muitos ciclistas já conhecem a Vila, pois ela foi cenário para o filme “Cinema, Aspirina e Urubus” (2005), dirigido por Marcelo Gomes. Outro filme que foi gravado lá foi o “Deserto” (2017), com participação de Lima Duarte no elenco. Além disso, foi gravado um comercial da Nissan, no qual ajudou a popularizar o local.
São Bento surpreende pela diversidade de talentos culturais, desde o artesanato à produção de redes de dormir, a fé e a religiosidade do povo sertanejo, as universidades e faculdades. Se emocione ao praticar as diversas atividades de aventura oferecidas no Vale dos Sertões desde escalada, rapel, passeios a cavalo e trilha com ciclistas locais.
Outras maravilhas podem-se encontrar no percurso da Rota, são museus, grupos culturais, produção artesanal de queijos, muitos grupos de ciclistas locais, açudes com passeio de barco ou canoa, comida regional, mostra de artistas plásticos, comunidades rurais de quilombolas com seus saberes, suas crenças e valores. Vivências culturais com trio de forró pé de serra, sarau poético ou contadores de “causos” serão algumas das atividades da noite.
Já no município de São Bento, o cicloturista irá se surpreender com a diversidade de talentos culturais, desde o artesanato à produção de redes de dormir, a fé e a religiosidade do povo sertanejo, as universidades e faculdades.
Não há como não se emocionar as belezas naturais da Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões e as diversas atividades de aventura oferecidas ao longo de todo o percurso, onde é possível fazer desde escalada, rapel, passeios a cavalo, até se juntar a uma trilha com ciclistas locais.
Além da palestra na BTM, a Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões será lançada no Stand do Sebrae Nacional, juntamente com a Rota Gastronômica Vale dos Sertões e a Rota dos Quilombolas da Paraíba, durante o Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que acontecerá de (4) a (7) de novembro, em Gramado (RS). Segundo com Regina Amorim, “o próximo passo será organizar um Famtour com agentes de turismo especializados em aventura, para que eles conheçam e vivenciem a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões e possam comercializá-la em suas agências”.
Alessandra Lontra