Milhares de passageiros ficam sem passagens às vésperas de fim de ano, gerando frustração e revolta. Anac suspendeu autorização de empresa para operar no país
A Itapemirim Transportes Aéreos foi notificada pelo Procon-SP nesta segunda-feira (20) após ter cancelado todos os voos e suspendido suas operações na última sexta-feira (17). O órgão de defesa do consumidor do Estado de São Paulo também deve aplicar multa que pode chegar ao valor de R$ 11 milhões. O Procon-SP ajuizará ação civil pública para indenização por dano moral coletivo na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.
A orientação é para que os passageiros lesados entrem no site do Procon-SP e registrem reclamação. Segundo o Procon, a Itapemirim deve ainda acomodar os passageiros em hotéis ou reembolsá-los imediatamente por ter se caracterizado caso de má-fé.
Ao todo, 117 mil passageiros da ITA Transportes Aéreos devem ser afetados com a suspensão das operações. O número leva em conta o volume de passageiros vinculados a operações da ITA no período de 17 de dezembro até 15 de janeiro, quando termina a operação fim de ano e férias. A companhia tinha mais de 500 voos programados somente até o fim do ano, justamente no período de Natal e Réveillon.
M&E com informações do G1