O casal Sergeano Xavier e Talita Lucena, proprietários da Pousada Matuto Sonhador, receberam, na última quinta-feira, (23) de setembro, um grupo especial, composto por jornalistas, profissionais de turismo e amigos, para um jantar regional, comandado pelo Chef Samuel Cirne, que preparou um carneiro assado no buraco e outras iguarias regionais com direito a um bom vinho tinto. Tudo isso para apresentar a Pousada aos convidados e mostrar as benfeitorias realizadas desde sua inauguração.
A Pousada Matuto Sonhador fica em Cabaceiras, Cariri paraibano, a apenas 14 km do Centro da cidade, a 74 km de Campina Grande e a 198 km de Joao Pessoa, capital paraibana. Para quem sai de João Pessoa, basta pegar a BR 230, passar por Campina Grande em direção a Boqueirão, e depois de Boqueirão, sentido Boa Vista tem uma placa indicativa, e é só seguir 12 Km pela estrada de chão que chegará na Pousada.
Antes do jantar, pudemos degustar como tira gosto, alguns tipos de queijos produzidos pela Cooperativa dos Capriboovinocultores de Cabaceiras (CAPRIBOV), ao som de uma boa música regional, na voz de Juliana Soares, cantora, poetisa, escritora e primeira mulher cordelista de Cabaceiras, acompanhada ao violão pelo seu esposo, Átila Soares, músico profissional e Saraiva, que acompanhou a cantora na flauta e no sax. Mas a grande surpresa da noite foi o Chef Samuel que, além de dominar a arte da cozinha, mostrou mais um talento, ao interpretar os grandes clássicos da música popular brasileira.
Participaram do jantar, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro; a diretora de Turismo de Cabaceiras, Mércia Farias; a analista do Sebrae Paraíba, Kamila Albuquerque, a gestora do projeto de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental, Andrea Sousa, do Sebrae de Campina Grande; a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim; Presidente da Guia Mundo Receptivo, Genilton Pessoa; guia de Turismo da Criativa Turismo; a gerente executiva de Turismo do Estado, que também é jornalista, Alessandra Lontra; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande , Rosália Lucas e a jornalista Abrajetiana Ana Célia Macêdo.
Na manhã seguinte, seguimos para a área do restaurante, onde foi servido o café da manhã bem regional, com cuscuz, macaxeira, xerém e uma deliciosa galinha de capoeira. Tudo isso disposto em potes de barro, aquecidos no fogão a lenha. Sucos, frutas, café, leite, queijo, tapioca, ovos e bolos, também fizeram parte do cardápio do café da manhã na Pousada Matuto Sonhador.
Chalés Cariri
Chalés Céu Encantado
Depois, fizemos uma visita técnica pela área da Pousada para conhecer a infraestrutura do local, que dispõe de 05 Chalés, sendo 02 apartamentos por chalé, num total de 10 apartamentos (Chalés Cariri), 01 chalé diferenciado (Chalé Céu Encantado), com 2 apartamentos com mais privacidade, com 02 banheiras de hidromassagem na área externa e terraços privativos para cada apartamento, ideal para jantares românticos ou para degustação de um bom vinho, curtindo a lua e a brisa do Cariri paraibano. O hóspede também tem a opção de tomar o café da manhã servido no restaurante, tipo buffet ou pedir para ser servido no Chalé. Além disso, todos os chalés possuem banheiro, frigobar, guarda-roupa, mesinha com cadeiras e wi-fi gratuito.
Na área externa da Pousada, chama a atenção a bela Capela de São Bento, que nos remete às construções jesuíticas das primeiras Vilas do Brasil Colônia. Também conhecemos a área de eventos, restaurante, redário, piscina, parquinho para crianças, comedouro para pássaros, cercadinho com gansos e o Sítio Sebastião Xavier, construído em homenagem ao pai do Sergeano Xavier e onde existe uma pequena bodega temática (que leva o nome do amigo Fabiano, que faleceu), com fumo de rolo, bolas de gude, balança com pesos dentre outros objetos que nos levam ao passado de nossos avós.
A Pousada Matuto sonhador foi construída numa propriedade de 50 hectares, rodeada de vegetação da caatinga, e a prioridade do proprietário é preservar esse bioma único no mundo. Para isso, a Pousada tem sistema de irrigação e replantio da vegetação nativa. Uma curiosidade sobre a Caatinga é o seu nome, que vem do tupi-guarani e significa “mata ou floresta branca”. Por isso, quando olhamos para ela, temos a impressão de que a paisagem é meio acinzentada, quase branca.
Na Pousada, também é possível contratar os serviços de guias de turismo ou condutores locais para fazer trilhas de bike, passeios a cavalo, trilhas na natureza e visita a geosítios locais.
Também fizemos uma visita à Fazenda Gangorra, que pertence ao Fernando Cunha Lima, que está iniciando um trabalho junto com o seu filho Daniel para abrir a propriedade à visitação turística, com hospedagem e trilhas pelo Lajedo da Gangorra. As trilhas passam por pontos como a Varanda de Deus, Pedra da Catedral, Serra do Labirinto, Pedra do Sapo dentre outros. Como foi nessa fazenda que o grande poeta Ronaldo Cunha Lima passou sua lua de mel, existem na propriedade muitos objetos e registros fotográficos da família Cunha Lima, motivo pelo qual Fernando pretende criar um pequeno Memorial.
Sobre Cabaceiras
O Município de Cabaceiras, fica na região do Cariri Paraibano, também conhecido como Cariris Velhos, muito conhecido pelo Lajedo Pai Mateus, um local com elevação rochosa que sustenta formações de granito gigantescas, que chamam a atenção com exóticos formatos arredondados e também pela Festa do Bode Rei, único lugar, onde o bode é rei e que atrai turistas de todo o Brasil, fomentando o turismo rural, cultural e ecológico.
O Distrito de Ribeira também é muito conhecido pela produção de artigos e artesanatos de couro produzidos pela Cooperativa Arteza que, há mais de 100 anos, transforma couro em arte.
Mas nem só da cultura do bode vive Cabaceiras. É no município de Cabaceiras que se localiza o famoso letreiro da “Roliúde Nordestina”, que fica próximo à entrada da cidade. A criação do letreiro foi do jornalista Wills Leal, que teve a ideia de parodiar a matriz americana. Assim, o município confirmou a sua vocação para as produções cinematográficas, eternizando-se por ser cenário das grandes produções audiovisuais, que somam mais de 30, entre documentários, séries, superséries e longas nacionais, como: “Cinemas, Aspirinas e Urubus”; “O Auto da Compadecida” (do grande poeta e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna); “Romance”; e outros.
Serviço:
Pousada Matuto Sonhador
Localizada no Sítio Cabaña Xavier e Lucena na Zona Rural de Cabaceiras na Paraíba.
Reservas: pousadamatutosonhador@gmail.com / www.pousadamatutosonhador.com
Contato WhatsApp: +55 (83) 9.8855-1972
**A jornalista Alessandra Lontra viajou a convite dos proprietários da Pousada Matuto Sonhador, Sergeano Xavier e Talita Lucena.