Na última quinta-feira, dia (4) de maio, representantes da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, foram à sede da indústria de alimentos São Braz, em Cabedelo (PB), em busca de uma parceria inédita que pode alavancar o projeto de resgate da cafeicultura no Brejo paraibano.
Durante a reunião, os representantes da Atura e do CCA apresentaram oficialmente à São Braz a solicitação de apoio para as ações de desenvolvimento do projeto. O presidente da Atura, Leonaldo Alves, O professor e diretor do CCA, Manoel Bandeira de Albuquerque e o professor Guilherme Silva de Podestá, foram recebidos pelo presidente da São Braz, Leonel Freire, e pelo gerente de marketing, Carlos Frederico Dominguez.
A empresa se mostrou interessada em apoiar o projeto e se comprometeu a visitar o CCA para conhecer o projeto em andamento.
A iniciativa tem como objetivo criar a Rota do Café, começando pela produção do primeiro lote de mudas, e posteriormente expandindo para outras regiões do brejo. O projeto visa revitalizar a cadeia produtiva do café para que o grão seja mais um dos produtos do turismo de Areia e do Brejo, fortalecendo as atividades associadas e sustentáveis.
Para o professor Manoel Bandeira, a parceria com a São Braz é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de mais uma atividade agrícola na região, já que a empresa é referência no setor de café no Nordeste do Brasil.
O encontro foi visto pelo CCA como uma forma de alinhar as visões da iniciativa privada com a pública, a fim de promover o desenvolvimento agropecuário no estado. Leonaldo Alves considerou a visita à São Braz muito proveitosa, destacando a convergência de interesses para o avanço do projeto envolvendo o café gourmet.
Alessandra Lontra