Estado tem maior crescimento do Nordeste em registros no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos com atuação integrada do Sebrae e da PBTur
A Paraíba alcançou a maior taxa de crescimento proporcional do Nordeste no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), com aumento de 25,92% nas inscrições no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado expressivo é fruto da parceria entre o Sebrae Paraíba e o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com forte atuação do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART).
O Cadastur é o sistema oficial do Ministério do Turismo que registra pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do setor. Além de garantir visibilidade e acesso a políticas públicas, o cadastro é obrigatório para categorias como agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
Na Paraíba, a mobilização dos ARTs tem sido decisiva para estimular a formalização dos serviços turísticos nos territórios. O programa, coordenado pela gerente de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, atua na construção de roteiros com identidade, valorização cultural, economia criativa e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que promove a inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, dentro do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur).
“Quando incentivamos o cadastro no Cadastur, promovemos também o pertencimento, a profissionalização e a oportunidade para que os pequenos negócios do turismo acessem editais, linhas de crédito e visibilidade no cenário nacional. É uma ação estruturante que fortalece os territórios e os empreendedores”, destaca Regina Amorim.
Com presença nos 223 municípios paraibanos como meta estratégica, os ARTs atuam em articulação com prefeituras, associações, entidades locais e a PBTur para garantir que o turismo seja reconhecido como atividade econômica sólida e estruturada.
A Paraíba superou estados como Maranhão (19,96%) e Piauí (14,21%) e registrou um crescimento acima da média nacional, que foi de 8,2%. Ao todo, o país passou de 166.409 para 180.049 prestadores cadastrados. Esse avanço coloca o estado em destaque como referência em políticas de base territorial, valorização do turismo cultural e desenvolvimento econômico sustentável.
Alessandra Lontra