Carregando...
CotidianoNotícias

Paraíba está de luto pelo falecimento aos 83 anos de Manelito Dantas proprietário da Fazenda Carnaúba em Taperoá

engenheiro e pecuarista Manoel Dantas Vilar, conhecido como ‘Seu Manelito - Foto: Divulgação

Ele estava internado no Hospital Antônio Targino, após fazer uma cirurgia de vesícula. Causa da morte foi um choque séptico

Morreu no início da manhã desta terça-feira (28) o engenheiro e pecuarista Manoel Dantas Vilar, conhecido como ‘Seu Manelito’, aos 83 anos, em Campina Grande. Seu Manelito era proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, e primo de Ariano Suassuna. Ele estava internado no Hospital Antônio Targino, após fazer uma cirurgia de vesícula. Quando houve a desintubação após o procedimento, ele sofreu uma parada cardíaca e faleceu. A causa da morte foi um choque séptico.

Seu Manelito tinha cinco filhos e dez netos. Segundo um dos filhos, Joaquim Vilar, o pai estava sentindo dores na barriga há alguns dias e foi fazer um exame em Campina Grande, onde descobriu que estava com a vesícula inflamada. Por isso, precisou passar por uma cirurgia na noite do último sábado (25). A cirurgia foi bem sucedida, mas quando foi desentubar, ele sofreu uma parada cardíaca. A causa da morte, especificamente, foi choque séptico.

Ele tinha 83 anos, nasceu e morava na cidade de Taperoá, na Paraíba. O velório vai acontecer na Fazenda Carnaúba, de onde era proprietário, na mesma cidade, a partir das 16h desta terça-feira e o corpo de “Seu Manelito” será sepultado no cemitério de Taperoá na quarta-feira (29), ao lado do pai, às 9h.

A criação de caprinos da Fazenda Carnaúba foi iniciada há mais de 40 anos por Manelito, em sociedade com o primo Ariano Suassuna. Partindo das primeiras 200 cabras, resultado de um prêmio pelo romance d’A Pedra do Reino, atualmente o rebanho conta com 3 mil animais. A feira do evento conta com mais de 500 animais disponíveis para compradores compartilharem da genética e qualidade das cabras, com seleção natural focada na produção de leite.

Na última semana, a Fazenda iniciou as atividades da oitava edição do “Dia D”, evento que anualmente apresenta e compartilha novos conhecimentos e experiências voltados para o desenvolvimento da atividade agropecuária no semiárido nordestino. Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez em sua história, o “Dia D” foi realizado de forma 100% virtual, trazendo para o universo digital toda a experiência, as tradições e a cultura do Cariri paraibano.

“Ele saiu em um momento mágico. Saiu de cena em uma apresentação histórica na Fazenda Carnaúba”, declarou o filho Joaquim Vilar.

O sabor da Fazenda Carnaúba

Foto: Ale Lontra

O leite das cabras nativas resistentes a seca, da Fazenda Carnaúba promove o sustento de mais de 50 pessoas com a produção e exportação. O clima seco traz benefícios para as cabras que são saudáveis em ambientes mais quentes e o leite produzido mantém uma qualidade indiscutível, reconhecida como o sabor do Nordeste.

A Lacticínios Grupiara, marca criada para gerenciar a produção do queijo feito com o leite de cabra mais puro do país, chega até 2000 kg por mês, levando às mesas de todo o país o sabor do semiárido paraibano. São cinco tipos de queijos e dois tipos de pastas em opções temperadas com nobres essências de ervas nordestinas, tais como: marmeleiro, aroeira, cumaru e alfazema.

O queijo Serra do Pico feito com leite de Guzerá e Sindi no mês de junho de 2019 ganhou medalha de bronze no evento Mundial de Queijos o “Mondeial du Fromage et dels produits Laiters” na França.

Redação                                                                                                                                      *com informações G1

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *