Série de encontros periódicos visa aproximar regiões turísticas e acompanhar o desenvolvimento do turismo nacional
Na última terça-feira (31.05), o Ministério do Turismo promoveu mais um encontro virtual no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. A 15ª Reunião do PRT+Integrado reuniu interlocutores de Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) de Roraima, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com o objetivo de manter um canal de aproximação entre as políticas públicas de turismo federal, estaduais e municipais.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, explica que a iniciativa integra uma série de encontros realizados para aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país.
“Nesses encontros, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro”, ressalta o ministro.
O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Heitor Kadri, destaca que as reuniões são realizadas periodicamente e divididas em pequenos grupos para tornar mais eficaz a integração entre os participantes.
“Dessa forma é possível ampliar o diálogo, a troca de informações, tirar dúvidas dos interlocutores, criar essa conexão direta que beneficia a aplicação dos programas do MTur nos municípios e o desenvolvimento de novas políticas públicas integradas”, destaca.
Durante o encontro virtual, representantes do MTur detalharam ações e programas desenvolvidos pela Pasta, como a atração de investimentos, a concessão de parques nacionais à iniciativa privada, a importância e benefícios do Cadastur, além de temas como mobilidade e conectividade turística, a composição do Mapa do Turismo Brasileiro, a Rede Brasileira de Cidades Criativas, entre outros.
PRT – O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), lançado em 2004, resulta de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado, proporcionando a criação de um permanente canal de interlocução e de acompanhamento da realidade do setor no país. O diálogo ocorre junto às IGR’s, colegiados organizados no âmbito das regiões turísticas, congregando representações dos poderes público, privado e da sociedade civil organizada.
MTur