Carregando...
NotíciasTurismo

Morre Robson Marques, ‘o guardião’ do Vale dos Dinossauros em Sousa (PB)

Robson Marques, o "velho do rio" - Foto: Divulgação

Conhecido como “O velho do rio”, Robson Marques sofreu um infarto aos 77 anos, e veio a óbito em Mossoró (RN)

O município de Sousa, localizado no alto sertão paraibano, a 430 quilômetros de João Pessoa perde uma das figuras mais icônicas do município e do Vale do Dinossauro. Vítima de infarto aos 77 anos, Robson Marques veio a óbito nesse domingo (13), em Mossoró (RN).

Mais conhecido como o “velho do rio”, Robson era um dos maiores defensores do Vale dos Dinossauros, onde abriga um dos mais importantes sítios paleontológico do mundo. Localizado no leito do Rio do Peixe, no “Vale dos Dinossauros”, podem ser observadas pegadas deixadas por animais pré-históricos há mais de 130 milhões de anos e que chegam a medir meio metro cada uma, formando uma fileira de 53 pegadas.

Segundo registros, as pegadas do Vale dos Dinossauro foram descoberta por Anísio Fausto da Silva, avô de Robson Marques, em 1897, que a princípio, achava que eram rastros de boi e ema.

Robson Marques foi protagonista em uma pesquisa que resultou na produção do documentário O velho do Rio, lançado em 2010 e exibido em vários festivais de cinema brasileiro.

Agora, o documentário “O velho do Rio”, servirá também de homenagem, ao ambientalista que dedicou sua vida para preservar o parque paleontológico do Vale dos Dinossauros. O filme retrata ainda, a importância da paleontologia para o desenvolvimento do turismo e da cultura.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
2 comentários
  1. FRANCISCO Girão

    Estimada Alessandra Lontra, parabéns pelo excelente registro e ao mesmo tempo a valoração do patrimônio natural e cultural da Paraíba, reconhecidamente como uma das belezas cênicas do Brasil, além da linda e justa homenagem ao velho do rio, guardião do Vale, onde sua energia de defesa da natureza está em cada pegada no parque.

    1. Alessandra Lontra

      Gratidão pelas suas palavras, Francisco.
      Divulgar e valorizar as pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento do Turismo e do patrimônio, seja ele natural, cultural, histórico ou imaterial da Paraíba e do Brasil é a minha missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *