Carregando...
HotelariaNotícias

Ministro do Turismo participa de sessão solene em homenagem aos 85 anos da ABIH

Ministro Gilson Machado Neto discursa durante sessão em homenagem à ABIH no Senado. Crédito: Erasmo Salomão/MTur/Divulgação

Gilson Machado Neto elogiou o empenho do setor hoteleiro pela manutenção de atividades e destacou o apoio do governo federal à retomada do turismo

Nenhum país da América Latina está tendo a recuperação do turismo que estamos vivenciando”. A afirmação foi feita pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao participar nesta terça-feira (09.11), no plenário do Senado Federal, de sessão solene em homenagem aos 85 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e ao Dia Nacional do Hoteleiro. Criada no ano de 1936, a ABIH representa cerca de 30 mil meios de hospedagem do país.

Machado Neto enalteceu a resiliência do setor em meio à pandemia e apontou o empenho federal pela manutenção e a facilitação de negócios na área. “O presidente Bolsonaro determinou que ações fossem feitas para ‘desatrapalhar’ a vida do empresário. E o nosso governo salvou a grande maioria dos empregos no turismo. Em agosto, o Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada. Sabem quantos ligados ao turismo? 180 mil! Contem com o Ministério do Turismo para o que for necessário”, afirmou.

A solenidade também marcou o lançamento do livro “ABIH Nacional: 85 anos”, além de um selo postal e de um carimbo alusivo à data. O presidente da entidade, Manoel Linhares, agradeceu aos poderes Executivo e Legislativo pelo apoio ao setor. “Vocês nos ajudaram a salvar não só a hotelaria, mas todo o turismo nacional. E tenho certeza de que continuarão a nos ajudar. Hoje, no Brasil, o turismo pode ser cortado em duas vertentes: uma antes de Bolsonaro e outra depois”, comentou.

Números recentes já indicam um quadro de recuperação da hotelaria no Brasil. Durante os feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Finados, por exemplo, meios de hospedagem dos principais destinos do país registraram índices de ocupação de quartos superiores a 75%. O senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, comemorou as perspectivas de avanços no setor.

“Felizmente, o que se descortina agora é um horizonte mais promissor. No Brasil, tal perspectiva ganha contornos ainda mais claros, graças ao rápido sucesso de nossa campanha de vacinação, à melhora gradual da infraestrutura nacional e ao câmbio favorável àqueles que nos visitam. Esse conjunto de fatores nos deixa esperançosos e confiantes de que o ritmo da retomada em nosso país será acelerado”, declarou o parlamentar, que comandou a sessão desta terça.

Também participaram da solenidade o presidente da Embratur, Carlos Brito, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, a senadora Soraya Thronicke, o deputado federal Otavio Leite, o presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo), Fabricio Amaral, e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, entre outras autoridades e representantes da hotelaria.

BIOSSEGURANÇA – Os meios de hospedagem são a segunda atividade turística no país com o maior número de adesões ao Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, atrás apenas de agências de turismo. Lançado em junho de 2020 pelo Ministério do Turismo, o Selo define protocolos sanitários para 15 atividades turísticas distintas, iniciativa que posicionou o Brasil entre as 10 primeiras nações do planeta a implementarem ações do tipo no setor.

SOBRE A DATA – O dia que homenageia os profissionais da hotelaria é comemorado em 09.11 como uma referência ao 1º Congresso Nacional de Hotéis e à fundação da ABIH – primeira entidade do trade turístico no Brasil. O Dia do Hoteleiro passou a ser celebrado a partir da década de 1980. A data reverencia gerentes, administradores e proprietários de meios de hospedagem, como hotéis, resorts, pousadas e albergues.

MTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *