Por Allan Oliveira
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sempre foi um parceiro dos Municípios para o fortalecimento do empreendedorismo e das atividades turísticas locais. Em tempo de pandemia, a entidade tem atuado para encontrar alternativas que possam auxiliar gestores e comerciantes com o distanciamento social. Orientações atualizadas e ferramentas adaptadas a essa realidade voltadas à preparação para a retomada do Turismo foram temas da edição da Hora do Turismo desta quinta-feira, (16) de julho.
Para apresentar como o Sebrae pode contribuir com gestores e empreendedores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convidou o gerente de competitividade César Rissete. Em sua participação, ele reforçou a importância de explorar o potencial turístico do país e detalhou que o Sebrae atua junto às empresas para que isso ocorra. Ainda explicou a intensificação desse trabalho nos últimos meses. “Tivemos várias mudanças desde a pandemia e nos preparamos para estar ao lado das cidades, mesmo fisicamente distantes. Passamos por um processo digital e nos estruturamos para oferecer condições às cidades e às empresas com a retomada do Turismo”, disse.
O projeto do Sebrae no atendimento a essas necessidades foi baseado em pilares voltados ao mercado, às finanças e à legislação. “Preparamos um conjunto de ações em todos os Estados para ajudar os empresários e os destinos nesses principais temas depois de pesquisas que fizemos. Um deles é a promoção de mercado. Nesse aspecto, a gente deve se preparar para promover o destino de forma digital e o Sebrae vai ajudar as empresas com a reconfiguração de negócio”, anunciou.
O eixo das finanças envolve um conjunto de orientações como renegociação, fluxo de caixa e acesso às linhas de créditos, sendo todos oferecidos pelo Sebrae. Já o terceiro ponto diz respeito à legislação, com informações sobre as mudanças em leis durante a pandemia e direcionamento às empresas na preparação para o cumprimento delas. Na aba “legislação” do portal do Sebrae podem ser consultadas informações sobre medidas provisórias que tratam de flexibilizações.
Para buscar mais informações sobre esses assuntos, o interessado deve entrar em contato com o Sebrae ligando na central telefônica de informações, pelo portal e agendando o atendimento presencial em algumas unidades regionais que estão retomando as atividades. “Procure nossa orientação e um especialista que vai te ajudar nesse momento de crítico”, orientou o convidado.
Ferramentas
Ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae foram apresentadas na live, sendo uma com foco exclusivo para o Turismo. Por meio delas, o empreendedor pode ter acesso a consultorias, vídeos, e-books, trilha de capacitação e de conhecimentos aplicados na empresa. O representante do Sebrae ainda disse que toda assessoria e consultoria são oferecidas às empresas, inclusive sobre os créditos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Protocolos sanitários
Alguns questionamentos foram feitos pelos participantes referentes à atuação do Sebrae para orientar empresários e a população quando o comércio retomar as atividades. Rissete informou que foram disponibilizados um conjunto de protocolos para 47 segmentos, construídos a partir de levantamentos feitos com experiências em outros países. Esse compilado está publicado em uma página específica de protocolos do portal da entidade.
“Procuramos o que tinha de melhor de referência no mundo e de como estava sendo feita a reabertura e os cuidados adotados. Compilamos um conjunto de práticas para o empresário e também para os colaboradores desde o momento da saída da sua casa. Também fizemos esse trabalho com a adequação da estrutura da empresa e o conjunto de orientações para os fornecedores com os clientes. Ainda trabalhamos essa divulgação”, detalhou.
O convidado finalizou sua apresentação ressaltando a importância de utilizar canais digitais e da governança. Ele destacou que frequentemente são promovidas rodadas virtuais de negócios para comercializar destinos, experiências e feiras virtuais. Ainda citou um guia do candidato empreendedor, material que trata de assessoria aos candidatos a prefeitos e vereadores. O conteúdo também é constituído de informações sobre o papel do Turismo.
Mário Ribas, presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM reiterou que o Sebrae é um parceiro estratégico para a retomada do Turismo e pediu que empreendedores e prefeitos procurem esse apoio. “Fiquem atentos às ferramentas do Sebrae que são indispensáveis e não deixem de acessá-las. Não se faz nada se não estivermos qualificados” “É importante a reestruturação nesse momento e criar novos produtos. Também temos que aproveitar o que já existe e criar um produto novo e o Sebrae é muito importante nesse processo”, complementou a analista técnica de Turismo Marta Feitosa.
A CNM e o Sebrae reforçam a importância do turista no momento da retomada, ator fundamental nesse processo. As entidades lembram que os empreendimentos e os Municípios oferecem as medidas de prevenção à Covid-19. Em contrapartida, o turista precisa se adequar à segurança e aos protocolos sanitários além de ser um agente consciente e responsável. A analista técnica Mônica Costa também representou a entidade na live. Acesse mais informações do Turismo oferecidas pelo Sebrae. Confira orientações de acordo com o segmento.
Confira a live na íntegra: