Carregando...
NotíciasTurismo

Levantamento da CNC aponta que covid-19 provoca perda de R$ 2,2 bi no turismo

Crise já têm potencial de reduzir 115 mil vagas de emprego - Foto: Divulgação

As restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do novo vírus e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. A despeito de medidas econômicas emergenciais adotadas mundo afora, a queda no fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo.

“O setor de comércio, serviços e turismo é o que apresenta maior potencial de impacto negativo. As atividades econômicas que o compõem dependem da circulação de mercadorias e consumidores. Em especial no turismo, afetado frontalmente pela impossibilidade de viagens, reservas e visitações, ação necessária para prevenção ao novo vírus”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros, alertando que o impacto no segmento do comércio será sentido com defasagem um pouco maior.

O economista da Confederação responsável pelo levantamento, Fabio Bentes, observa que o setor de turismo vinha liderando o processo de recuperação econômica e tinha tudo para voltar ao nível pré-recessão até o fim deste ano. “Caso a epidemia no território brasileiro siga o padrão chinês, o pico de contaminação se daria na segunda quinzena de abril. Todavia, ainda não é possível estimar como será a curva evolutiva do número total de casos no Brasil”, esclarece o economista.

Para fazer o estudo, a CNC cruzou informações do Índice de Atividade do Turismo do IBGE com dados relativos ao fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais, levando em conta ainda a elasticidade entre a demanda por voos nos países mais infectados e o número de casos registrados da doença. O cálculo do desemprego no setor leva em conta que, historicamente, para cada queda de 10% no volume de receitas do turismo, o nível de emprego no setor é impactado em 2%.

Ascom CNC

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *