O Projeto visa oferecer uma imersão na cultura histórica local e novos roteiros que possibilitem uma maior permanência do turista no município
A Secretaria Municipal de Turismo de Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente iniciou na última quinta-feira (13), Projeto de ressignificação de Lençóis (BA) como destino turístico. Para isso, foram mapeados os diversos atrativos naturais e culturais do município, inclusive, roteiros não convencionais, afim de transformar em produto, e assim, melhorar a experiência dos turistas no destino e consequentemente, aumentar a sua permanência.
A secretária de Turismo Laura Garcia, participou das visitas junto da equipe técnica, onde visitaram trechos do Parque da Muritiba como as ‘Tocas’ usadas por antigos garimpeiros que guardam características físicas e históricas do lugar. Durante a visita, foram coletadas informações que irão subsidiar a construção de um inventário que pode ampliar a experiência do turista na cidade chapadeira.
Segundo Laura Garcia, “Lençóis possui muitos outros atrativos que ainda não são explorados de maneira sustentável. Além dos atrativos naturais como Serrano, Ribeirão e Cachoeira do Sossego, que são os mais procurados, existem outros roteiros que diversas possibilidades de roteiros que unem história, arte e natureza como grandes potenciais turísticos”, conta a titular.
Também está previsto no Projeto de ressignificação de Lençóis experiências na rota do garimpo como a área das antigas ‘Dragas’, vivências com o ‘Jarê’, que é uma religião de matriz africana existente somente na Chapada Diamantina (BA), e exemplifica um desenvolvimento paralelo ao dos candomblés litorâneos dos quais é aparentado, e ainda o resgate de arte local, como a renda de bilro.
Alessandra Lontra