Carregando...
Meio Ambiente e SustentabilidadeModa

Ingá participou de desfile internacional em Brasília que celebrou o Dia Mundial do Algodão

Desfile internacional em comemoração ao Dia Mundial do Algodão, em Brasília - DF - Foto: Divulgação

Ingá se destaca na produção de algodão orgânico e é celebrado em desfile internacional

O Município de Ingá, na Paraíba, se destacou no evento internacional “América Latina Veste-se de Algodão”, realizado no último dia (04), no Museu da República, em Brasília – DF, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. O município recentemente criou a Cooperativa dos Agricultores de Ingá e inaugurou sua nova Usina de beneficiamento do algodão orgânico, que em tão pouco tempo, já é reconhecido como referência na produção e beneficiamento de algodão orgânico certificado, conquistando mercados nacionais e internacionais com seu produto de qualidade.

No desfile “América Latina veste-se de algodão”, organizado pelo estilista colombiano Juan Pablo Martinez, modelos desfilaram mais de 30 looks que ressaltaram a ancestralidade do cultivo e manuseio do algodão, incorporando técnicas artesanais e bordados milenares de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Todas as peças foram confeccionadas com algodão produzido por agricultoras e agricultores familiares, destacando o trabalho realizado em Ingá e em outros países da América Latina.

O lançamento do evento foi assinado por Paulo Borges, renomado designer de moda e criador do São Paulo Fashion Week. O produtor enalteceu a moda brasileira e ressaltou a importância da ocasião. Segundo ele, o desfile vai além de simplesmente apresentar peças de roupa, é uma narrativa que conta uma história e possui um propósito significativo. Desde o cultivo do algodão pelas habilidosas artesãs, que colhem, processam, fiam e tingem a fibra, até a produção dos bordados e tecidos, cada etapa é valorizada. Esse desfile exemplifica a força cultural e a riqueza da indústria da moda, que é vista como uma área de longo alcance.

A realização da programação ficou a cargo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que está comemorando seu décimo aniversário neste ano. A coordenadora do projeto, Adriana Gregolin, ressaltou a importância do evento em evidenciar o valor do trabalho das artesãs. Ela destacou que o evento proporcionou visibilidade e reafirmou a excelência do algodão latino-americano, uma fibra de alta qualidade que carrega consigo uma rica história, identidade e arte, valorizando o empenho de milhares de mulheres, homens, artesãs e artesãos envolvidos na produção do algodão.

O evento contou com a presença de representantes governamentais, do setor algodoeiro e da indústria têxtil, além de artesãs da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. A iniciativa celebrou o Dia Mundial do Algodão, criado pela ONU com o objetivo de aumentar a visibilidade desse setor e seu papel no desenvolvimento econômico, comércio internacional e redução da pobreza.

O município de Ingá se destaca no projeto +Algodão, uma parceria entre a ABC e a FAO, que visa o desenvolvimento sustentável da cadeia do algodão na América Latina e Caribe. Em seus 10 anos de existência, o projeto já investiu mais de US$12 milhões em ações regionais nos países parceiros, beneficiando mais de 14 mil famílias e 9.700 produtores. Além disso, foram desenvolvidos equipamentos e tecnologias para facilitar o trabalho dos pequenos produtores de algodão.

A produção de algodão orgânico em Ingá atraiu a atenção da indústria têxtil brasileira e de oito países, resultando na criação de peças de vestuário que se destacaram na Semana de Moda em Milão. Essas conquistas posicionaram o município como exemplo no setor produtivo, gerando mais oportunidades de emprego e renda local. O evento “América Latina Veste-se de Algodão” reforça o compromisso da gestão municipal em promover o setor produtivo, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

As instituições envolvidas no evento, como a FAO, o Instituto Brasileiro de Algodão (IBA), a ABC, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Governo Federal, foram parabenizadas pela colaboração e pelo apoio na valorização do algodão e no fortalecimento da agricultura familiar na América Latina.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *