Carregando...
Turismo Sustentável

Hackathon reúne atores sociais do turismo comunitário da região da Barra do Rio Mamanguape

Participantes do hackathon com foco no turismo comunitário na região da Barra do Rio Mamanguape, Paraíba - Foto: Acervo FMA/Divulgação

Visando o desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios enfrentados pelo setor turístico local, o evento promovido pela Fundação Mamíferos Aquáticos contou com a presença de facilitadores e o apoio de instituições públicas e privadas.

Na última terça-feira (18), a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) promoveu um hackathon com foco no turismo comunitário na região da Barra do Rio Mamanguape, Paraíba. O evento reuniu diversos atores sociais do setor turístico para identificar e desenvolver colaborativamente soluções para os desafios enfrentados pelo turismo comunitário local.

A maratona de inovação contou com a participação de representantes dos setores de hospedagem, alimentos e bebidas, guias de turismo, condutores de visitantes, artesãos e mestres de manifestações culturais, além de instituições governamentais, privadas e organizações da sociedade civil. Esta diversidade foi fundamental para garantir uma abordagem holística e inclusiva, enfatizando as necessidades e oportunidades de diferentes perspectivas.

“Acreditamos que a melhor maneira de resolvermos os desafios enfrentados pelos atores do turismo comunitário é com investimentos de energia no coletivo. E isso ficou evidente no decorrer do evento, cada participante contribuiu para que as dificuldades fossem ressignificadas como oportunidades. Ficamos muito felizes com as soluções sugeridas, a nossa expectativa é que esse movimento continue e que as comunidades se posicionem em seus territórios com espírito empreendedor e de pertencimento”, diz Diego Santos, coordenador da Rota do Peixe-Boi-Marinho.

Design Thinking para o turismo comunitário

Por meio da parceria realizada entre a FMA e o SEBRAE, os participantes do hackathon imergiram na metodologia de design thinking. Esta abordagem colaborativa e criativa permitiu uma análise profunda das interações entre os diversos atores do turismo na região. Durante o processo, foram explorados a jornada do cliente, os pontos de contato, as lacunas e problemas existentes, bem como as oportunidades de melhoria.

A partir de atividades práticas e discussões facilitadas, os participantes mapearam os principais problemas e possíveis soluções para o turismo na região da Barra do Rio Mamanguape. A jornada do cliente, desde o planejamento da viagem até a experiência no destino, foi detalhadamente analisada, identificando-se pontos que necessitam de intervenção.

O mapeamento incluiu a conexão entre os atores envolvidos e a importância da colaboração para um turismo sustentável e de qualidade, que valorize a cultura local, fortaleça a economia das comunidades e promova a conservação da natureza.

Apoio institucional

O evento realizado pela FMA, por meio do Projeto Rota do Peixe-Boi-Marinho, contou com a parceria do SEBRAE e do Centro de Treinamento e Hotel Sesi Parque da Mata. A colaboração entre as instituições reforça a crença de que a união de esforços pode transformar problemas em oportunidades, promovendo um turismo mais sustentável e inclusivo na região.

A Rota do Peixe-Boi-Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Visa a promoção da conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *