Carregando...
HotelariaNotícias

Grupo Ampar inova com tecnologia de ponta em levantamento topográfico do icônico Hotel Tambaú

Aerolevantamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB) - Foto: RBin Consultoria /Divulgação

A utilização pioneira de tecnologia de alta precisão na iniciativa privada torna o levantamento topográfico do Hotel Tambaú um marco na engenharia moderna

O Grupo Ampar – Hotelaria e Participações Ltda, proprietário do Hotel Tambaú, realizou por meio da empresa RBin Consultoria, o levantamento topográfico, de arquitetura e análise estrutural do imóvel, utilizando a tecnologia mais avançada disponível, com drones e laser scanner.

“Por meio de aerolevantamento, a equipe capturou cerca de 270 fotografias aéreas que foram processadas para gerar um modelo digital em pixel e também utilizamos o laser scanner com precisão milimétrica para avaliar as condições do edifício. Com o auxílio da tecnologia digital Bin, que cria modelos em 3D considerando todos os aspectos de uma edificação, a equipe está na fase de projetos para realizar as intervenções necessárias, afirmou o sócio proprietário da empresa. Esse trabalho é o que há de mais moderno na engenharia de alta precisão, e sua utilização pela iniciativa privada é pioneira no estado”, concluiu, Lopes.

Enquanto aguarda as licenças necessárias para iniciar os trabalhos mais específicos, o Grupo Ampar, já contratou empresas especializadas para realizar os projetos de recuperação do Hotel Tambaú, que se tornou um ícone da arquitetura da cidade e do Brasil, um exemplo de arquitetura moderna, que valoriza a simplicidade das formas e a integração com o ambiente natural.

Desde setembro do ano passado, o grupo mantém trabalhadores no hotel, que já removeram o lixo, os resíduos e as peças destruídas. Na época, o hotel apresentava muitos pontos de depreciação natural causados pela maresia e pela falta de manutenção, além da depredação provocada por vândalos que invadiram o imóvel.

Foto: Grupo Ampar/Divulgação

Atualmente, a estrutura do Hotel Tambaú está totalmente protegida por barreiras metálicas que cercam toda a área. Dois portões eletrônicos dão acesso aos trabalhadores, várias câmeras de segurança foram instaladas e uma equipe de vigilância atua na proteção do patrimônio. Várias placas da empresa Ampar informam que o hotel está em obras de recuperação, e que já foram restabelecidos a regularidade do fornecimento de energia elétrica pela Energisa, o fornecimento de água pela Cagepa, além da coleta de lixo.

A preservação desse patrimônio histórico é de extrema importância para a cidade de João Pessoa e para a arquitetura brasileira, pois representa um marco da modernidade e da inovação na construção civil do país.

Alessandra Lontra                                                                                                              *Com informações do Grupo Ampar

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *