Os atrativos turísticos de Gandia, município de Valência, na Espanha e o status de Valência como Capital Mundial do Design em 2022 se unem para criar um projeto que colocará a ciudad ducal como polo de atração dos chamados nômades digitais ou que preferem trabalhar em outro lugar, além de seus locais de origem. Um projeto com o qual Gandia pretende dar mais um passo rumo à sazonalidade do turismo e se tornar um polo turístico que atrai empresários, investidores, startups, profissionais, entre outros.
Uma iniciativa de longo prazo com a qual Gandia espera promover um tipo de turismo que incentive longas estadas e em que todo o setor do turismo esteja envolvido para atender às necessidades futuras que os teletrabalhadores irão gerar; como espaços para reuniões, coworkings ou uma oferta hoteleira que se adapte a essa procura.
Um projeto que nasceu das mãos da Valência Capital Mundial do Design 2022 e que se apresentou no âmbito da Feira Internacional de Turismo (Fitur) que se realiza hoje em Madrid. “Gandia é uma cidade incrível para se morar, com atrações que vão além da praia e que podem ser aproveitadas o ano todo, então por que não tornar esse paraíso que Gandia é, compatível com o trabalho?”, disse a Prefeita de Gandia, Diana Morant, durante apresentação do projeto. Um pensamento que surge do contexto atual: “a pandemia tem servido para analisar e apresentar uma realidade melhor, que questiona a forma de trabalhar, que já não exige tanta presença e permite o teletrabalho”.
Diana Morant explicou que este objetivo de fazer de Gandia um polo turístico, que atrai profissionais de outros países, exige a cumplicidade do setor de turismo e formação da cidade para criar sinergias que atraiam todos os tipos de profissionais e gerem ações que promovam o coworking. Por isso, a prefeita destacou que o projeto deve ser acompanhado também pelo setor hoteleiro, que conta com infraestruturas hoteleiras de qualidade, e pelo Campus Gandia, da Universidade Politécnica de Valência. Além disso, lembrou que a cidade conta com tecnologia 5G e wi-fi em toda a praia: “temos as condições ideais para atrair profissionais de todo o mundo que desejam trabalhar e desfrutar de um ambiente como o nosso”.
Um ponto sobre o qual Corinna Heilmann, diretora do Programa València Capital del Diseño 2022, também destacou que “os atrativos turísticos de Gandia junto com suas infraestruturas hoteleiras e seu Campus fazem de Gandia um lugar ideal para atrair o coworking e fazer as pessoas ficarem por mais tempo ”. Lembrou ainda que “Gandia sempre foi uma terra de empresários e que esta é uma oportunidade única para ajustar sazonalmente o turismo e, por meio do design, reformular e adaptar Gandia às novas necessidades”.
Um projeto que tem horizonte para além de 2022 e com o qual se pretende “atrair profissionais de todo o mundo”. Para isso, o projeto será a base para transformar Gandia em um polo turístico que atrai profissionais de diversos setores e a ferramenta de mudança para atender a novas necessidades. Nesse sentido, traçaram-se linhas para o desenvolvimento de espaços de coworking e coliving, a criação de uma plataforma web específica e um plano de ação que gere ações que atraiam e retenham conhecimento. “É um projeto piloto que começa em Gandia, mas que pode ser replicado em outros municípios turísticos”, comentou Luis Calabuig, vice-presidente da Associació València Capital del Disseny.
Por Olga Briasco
Valencia Plaza