Carregando...
CulturaNotícias

Fórum de Forró Raiz Online no Piauí deixa legado de conhecimento pedagogia e pertencimento

Coordenadora Nacional do Fórum e presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves e o vice-presidente da Associação Balaio Nordeste, Henrique Sampaio - Foto: Balaio Nordeste/Divulgação

Evento 100% digital proporcionou novas maneiras de discutir e propor ações para a cultura e desponta como referência no segmento

A 5ª edição do Fórum de Forró Raiz Online, que aconteceu no Piauí, no último final de semana, proporcionou a troca de vivências e conhecimentos entre os mestres, professores, personalidades da cultura, bem como com o público em geral. Foram dois dias de evento, num ambiente virtual, onde aconteceram rodas de conversas e palestra, das quais foram amplamente abordados temas relevantes sobre o ritmo nordestino e suas vertentes. Também foram exibidos vídeos, shows e entrevistas com mestres forrozeiros e personagens da cadeia produtiva da cultura do estado do Piauí.

A impossibilidade de realizar o evento fisicamente apenas deixou o Fórum com maior alcance, destacou a coordenadora Nacional do Fórum, Joana Alves. Ela disse que as plataformas digitais proporcionaram novas maneiras de interagir com as pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do forró. “Foi uma experiência inovadora para todos nós”. Alves, ainda falou sobre a força do nordestino e incentivou a apropriação da cultura pela sociedade, dando exemplo de mobilização social, a lei Aldir Blanc.

Na mesa de abertura estiveram presentes, a representante do IPHAN, Patrícia Alcântara, que destacou o Fórum com parte do projeto de patrimonialização do forró, coordenador de música da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Júlio Cezar, que enfatizou não ser fácil o processo de fortalecimento da cultura, mas que o Fórum é um instrumento para essa conscientização. Além desses, também participaram da mesa o pesquisador e professor, Adelino Frazão e o professor Wilson Seraine.

Durante a programação temas como; Aspectos Conceituais das Matrizes Tradicionais do Forró, Territórios e Comunidades, O Forró como Conteúdo Pedagógico e Sustentabilidade, foram extensamente discutidos. Do mesmo modo, foram exibidos vídeos, shows e entrevistas pelo Canal “Balaio Nordeste” no YouTube.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste. O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições, foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente,  a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda,  cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Próximos Fóruns:

Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia

Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online
Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal “Balaio Nordeste” no YouTube
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Assessoria

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *